Centro Cultural UFMG traz programação especial de filmes que abordam o envelhecimento humano

Centro Cultural UFMG traz programação especial de filmes que abordam o envelhecimento humano

O CineCentro de julho sugere filmes que se debruçam sobre o envelhecimento humano, abordando-o em suas múltiplas possibilidades, dilemas e discursos cinematográficos. A seleção apresenta narrativas ficcionais de diferentes países e demostra como a representação da “velhice” e dos “velhos” nas películas cria possibilidades de contraposições de ideias preconceituosas e estigmatizações, gerando novos sentidos e significados sobre a longevidade da vida.

A sétima arte tem produzido dramas, comédias, romances, aventuras e outros gêneros que abordam temas do envelhecer, como: amizade, sexualidade, aposentadoria e trabalho, dinâmica familiar, adoecimento, luto, morte e ressignificação da vida. É um tema essencial neste momento de pandemia da Covid-19, em que cresce a preocupação com os idosos, reforçando ainda mais a necessidade desse tipo de ação. Além disso, essa temática também será abordada nos próximos vídeos do projeto “Aulas Abertas”, com falas de especialistas sobre “O idoso – criatividade e entretenimento no isolamento social”.

A programação do CineClássico Quarentena tem como objetivo estimular discussões educativas que permitam a produção de significados, compreensão e reflexão mais esclarecida e empática sobre o processo do envelhecimento como experiência vital de uma existência humana que está cada vez mais longeva.

Confira as indicações desta semana:

13.07 – Animação, Drama – A casa de pequenos cubinhos – (Japão, Livre, Direção: Kunio Katô, 2008, 12’).

Enquanto sua cidade é lentamente engolida pelo mar, um viúvo idoso é forçado a construir novos andares em sua casa para se manter acima da água. Quando ele acidentalmente deixa cair seu cachimbo preferido, a procura pelo objeto o faz reviver cenas de seu passado.

Link do curta: https://www.youtube.com/watch?v=jUVhV1px6js

14.07 – Comédia, Drama, Guerra – Chá com Mussolini – (Reino Unido, Itália, 16 anos, Direção: Franco Zeffirelli, 1999, Legendado,117’).

Cinco mulheres formam um grupo excêntrico e adotam um menino italiano que pretendem transformar em um lorde inglês. Durante a Segunda Guerra Mundial suas vidas passam por mudanças e o menino, agora um rapaz, retribui o favor que elas lhe fizeram.

Link do filme:  https://www.youtube.com/watch?v=SI15yEq7i-o

16.07 – Drama, Musical, Romance – O violinista que veio do mar – (Reino Unido, Livre, Direção: Charles Dance, 2004, Dublado, 104’).

A história de duas irmãs (Judi Dench e Maggie Smith) que salvaram um jovem violonista (Daniel Brühl) que veio do mar após um naufrágio. Mesmo com as barreiras da língua, uma estreita relação surge entre as irmãs e o estrangeiro.

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=EC-bK-xWnXU

 

Projeto CineCentro | CineClássico Quarentena
Terças e quintas-feiras