Centro Cultural UFMG reabre as portas para o público com a exposição coletiva ‘dias fora de tudo’

O Centro Cultural UFMG reabre as portas nesta semana e convida para a abertura da exposição coletiva “dias fora de tudo”, na sexta-feira, dia 1º de abril de 2022, às 19 horas. A mostra reúne criações de artistas, professores e pesquisadores que integram o Núcleo de Estudos e Ensino em Desenho Contemporâneo (Nedec) e poderá ser vista até o dia 8 de maio de 2022. A entrada é gratuita.

‘dias fora de tudo’
Nesses dias em que o vento parece querer derrubar tudo, o desenho mostra sua força em marcar a passagem do tempo, dos tempos, das tempestades. Desenhamos de dentro de nossas casas, desenhamos de fora de tudo, desenhamos para trazer/fazer presença ao que segue seu caminho.

Em sua História Natural, Plínio, o Velho, descreve o gesto realizado pela filha do ceramista Butades, que teria traçado o contorno da sombra de seu jovem amante projetada na parede pela luz de uma candeia. Nesse mito de origem da arte, a imagem (desenho, pintura, colagem) sobre a parede é o resultado da projeção de um corpo ausente.

A exposição propõe ressaltar a potência do desenho em apresentar esse fluxo ambivalente de ausência/presença. Nos últimos anos, vivemos tempos de contato à distância, de trabalho remoto, de reuniões e aulas não presenciais.

Frente a esse estado vivido, nove artistas/professores/pesquisadores do Grupo Nedec estarão em ação direta sobre as paredes da Grande Galeria do Centro Cultural UFMG construindo a exposição de modo aberto e processual ao longo do tempo/espaço de montagem, abertura e encerramento.

Rodrigo Borges. Reprodução do Instagram nedec_desenho

Desenho contemporâneo
Com essa primeira exposição, o grupo dá seguimento às suas pesquisas e investigações em desenho contemporâneo. Desenho compreendido como gestos, marcas e riscos que podem servir para deter o fluxo do tempo e trazer significado a um determinado momento, mas, também, desenho como um contínuo devir abertura e princípio, que convoca corpo, mão e olhar do artista a juntar-se ao movimento natural dos dias e das coisas, e mostrar-se como processo e transformação de mundos.

‘dias fora de tudo’ reúne produções de Andréa Vilela (UFMG), Camila Moreira (UFMG), Glayson Arcanjo (UFG), Isaura Pena (Uemg), Júnia Penna (Uemg), Letícia Grandinetti (Uemg), Marcelino Peixoto (Uemg), Roberto Bethônico (UFMG) e Rodrigo Borges (UFMG).

Nedec
O Nedec é um grupo de pesquisa formado por artistas/professores das: Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Criado em 2019, o grupo tem como premissa a produção, difusão, reflexão e ensino do desenho na contemporaneidade.

Na construção dos caminhos conceituais e metodológicos para o desenvolvimento e fundamentação de suas pesquisas, o grupo promove mensalmente reuniões de estudo, discussões e debates internos, bem como realiza eventos abertos ao público como exposições, encontros, seminários e ações diversas.

Exposição “dias fora de tudo”

Abertura: 1º de abril de 2022 | às 19 horas
Visitação: até o dia 08/05/2022
Terças a sextas: 9h às 20h