Fernando Rocha, professor de percussão da UFMG, é o convidado do projeto Aulas Abertas

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, professor Fernando Rocha, fala sobre um assunto que muito o interessa enquanto músico, que é a beleza e o fascínio do som.

Cercado por vários objetos que fazem parte da sua atuação enquanto percussionista, ele aborda sobre a diversidade e riqueza desses sons e ressalta a criatividade do ser humano em transformar objetos em instrumentos musicais e, sobretudo, estimular uma escuta crítica e ampla dos sons que existem ao nosso redor, aguçando o nosso sentido da audição, a nossa própria percepção do mundo e a nossa criatividade.

Mais que um instrumento, a percussão é uma grande família de instrumentos, normalmente definidos a partir de uma batida, um som percutido, como o triangulo e o tamborim, explica Fernando, mas nem sempre é tão fácil definir a percussão a partir da batida e cita os apitos que são usados nas Escolas de Samba como exemplo.

Ao longo do vídeo, ele provoca a nossa curiosidade auditiva passando por instrumentos mais tradicionais da percussão, até outros bastante inusitados, usando como referência o seu interesse pessoal nesse campo, que é muito guiado pela ideia de experimentação sonora em busca de novas possibilidades.

Escuta
Para Fernando, ouvir os sons ao nosso redor é também provocar e brincar com a nossa percepção do mundo, aguçando o nosso sentido nato da audição. Aprendemos a ouvir as coisas de outra maneira e isso estimula a nossa criatividade, nos tornando mais abertos ao universo que está ao nosso redor. Assim, abrir nossos ouvidos e ampliar nossa escuta é também expandir nossos horizontes e ao mesmo tempo nos colocar mais próximos desse mundo que vivemos.

Essa escuta ampliada é essencial para o percurssionista, diz Rocha, que acredita que deveria ser para qualquer músico e, mais do que isso, deveria ser expandido para qualquer pessoa.

Para finalizar, o professor convida a exercitar a audição e a ouvir, sem preconceitos, a música do mundo que está a nossa volta. Ele apresenta um trecho de uma performance que exemplifica um pouco sua atitude e maneira de encarar o oficio de percurssionista, que para ele é uma verdadeira brincadeira de descobrir e explorar novos sons e possibilidades musicais.

Assista, a seguir, ao vídeo:

Fernando Rocha
Fernando Rocha é professor da Escola de Música da UFMG. Possui Doutorado pela McGill University (Canadá) e Pós-Doutorado pela Universidade da Virgínia (EUA), com trabalhos voltados à performance de obras com eletrônica. Fundou o Grupo de Percussão da UFMG e o grupo Sonante 21. Atua como performer na música contemporânea de concerto, bem como na música popular. É diretor do Conservatório UFMG.

Aulas Abertas
O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana é publicada uma nova aula nos canais do Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e site da Instituição. Confira aqui os vídeos do projeto.