Show musical do Trem Tan Tan, formado por músicos portadores de sofrimento psíquico, será nesta sexta

Show musical do Trem Tan Tan, formado por músicos portadores de sofrimento psíquico, será nesta sexta

Na próxima sexta-feira, dia 20 de maio de 2022, às 18h, o Centro Cultural UFMG recebe os integrantes do coletivo Trem Tan Tan para a apresentação do show musical “Sambabilolado e Trem Negreiro”. O grupo é formado por compositores portadores de sofrimento psíquico, que expressam os preconceitos vividos pelos cidadãos com sofrimento mental, reforçando a luta antimanicomial.

A entrada é gratuita e integra a 10ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, que ocorre entre 16 e 20 de maio de 2022 e traz como temática “O cuidado em saúde mental como direito à cidadania”. A classificação é livre.

Ritmos
O show é uma síntese dos últimos trabalhos produzidos pelo coletivo, passeando por ritmos que dialogam com o samba, como o funk, o rap e o soul, em uma seleção de músicas que proferem denúncias sociais aos prejulgamentos vivenciados pelas pessoas com sofrimento mental.

O grupo traz ainda as músicas do novo repertório, que integram o álbum ‘Trem Negreiro’, abordando a questão da loucura e do preconceito racial.

Letras
As letras exibem uma poética lúdica, como pode ser observada em “Melô do Mandiocão”, de Rogéria Pereira, que discursa sobre uma receita de vaca atolada. Em “Que louco, que nada”, Carlos Ferreira canta sua indignação aos preconceitos associados aos loucos, além do poema musicado de Cândido Kamayurá, “Os meus remédios têm dupla personalidade”, extraído do livro “Poemaníacos”.

Marcos Alexandre (bateria), Marcos Evandro (voz e percussão), Mauro Camilo (trompete e voz) e Rogéria Pereira (voz) trazem o talento e a irreverência de um coletivo de artistas que foge do senso comum e das trivialidades, em um show fascinante marcado pela emoção e pelo inesperado, onde a loucura é a narrativa em verdade.

História
O coletivo musical Trem Tan Tan tem duas décadas de trajetória artística e é formado por compositores portadores de sofrimento psíquico. Nascido nas oficinas do Centro de Convivência de Venda Nova e, dispositivo da Política de Saúde Mental de Belo Horizonte, o grupo propõe a inserção social, o resgate da cidadania e o tratamento em liberdade em uma rede de serviços substitutivos ao manicômio.

O nome faz referência aos trens da década de 80, que levavam os pacientes dos hospícios públicos de Belo Horizonte para o grande manicômio da cidade de Barbacena. Os integrantes foram descobertos nos dispositivos da reforma psiquiátrica, marcados por sua diversidade sonora, rítmica e poética.

É o primeiro grupo vinculado à saúde mental em BH a ter um registro fonográfico, realizar shows, gravar CDs (“Trem Tan Tan”, de 2002 e “Sambabilolado”, de 2008) e DVD (“Sambabilolado e Outros Tan Tans”, de 2015), propondo a inclusão através de um discurso a favor da liberdade e de uma sociedade sem manicômio. Participou de importantes eventos em Minas Gerais e outros estados, acumulando em sua trajetória um conjunto de premiações.

Baixo Centro En[cena]
O Baixo Centro En[cena] faz parte do Circuito Cultural UFMG, um projeto da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. O objetivo principal é promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à Diretoria de Ação Cultural (DAC), potencializando a integração das ações artístico-culturais da UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

Sambabilolado e Trem Negreiro
Show musical com o coletivo Trem Tan Tan
Data: 20/05/2022
Horário: 18 horas
Local: pátio do Centro Cultural UFMG
Entrada gratuita | Classificação livre

Lembre-se: é necessário o uso de máscara nos espaços do Centro Cultural UFMG mesmo para imunizados