‘Estamira’ é o filme indicado da semana pelo projeto CineCentro Convida

‘Estamira’ é o filme indicado da semana pelo projeto CineCentro Convida

O premiado documentário brasileiro ‘Estamira’ é a obra indicada desta semana pelo projeto CineCentro Convida do Centro Cultural UFMG. Lançado em 2004, sob a direção de Marcos Prado, o filme mostra a história de uma mulher idosa portadora de sofrimento mental e antiga trabalhadora no Jardim Gramacho, Rio de Janeiro – à época considerado um dos maiores aterros sanitários do mundo. O documentário está disponível no YouTube e Globoplay.

O projeto do Centro Cultural UFMG consiste na indicação de filmes disponíveis em plataformas de streaming no Brasil, que permitem novos olhares sob um tema selecionado por um curador convidado.

A programação do mês de maio, dedicada a temas de saúde mental, tem a curadoria de Fábio Roberto Rodrigues Belo, professor do curso de Psicologia da UFMG. O público pode acompanhar as análises do pesquisador sobre a obra neste vídeo:

Sinopse
O documentário, ao apresentar relato de uma paciente psicótica que vivia em um lixão, mostra como a loucura no Brasil deveria ser pensada de forma interseccional, uma vez que raça, classe e gênero participam na produção do sofrimento mental. Apesar do sofrimento extremo, Estamira traz ensinamento sobre resistência, liberdade e loucura.

Ficha técnica
Estamira – 2004 | 10 anos | 121’ | Documentário | Direção: Marcos Prado | Disponível: YouTube e Globoplay.