Com curadoria de Fábio Belo, ‘Holocausto brasileiro’ tem indicação do CineCentro Convida para o fim de semana

Com curadoria de Fábio Belo, ‘Holocausto brasileiro’ tem indicação do CineCentro Convida para o fim de semana

Lançado em 2016, o documentário ‘Holocausto brasileiro’ é o filme indicado para este fim de semana pelo projeto CineCentro Convida. A programação do mês de maio trata do tema saúde mental e conta com a curadoria do professor Fábio Roberto Rodrigues Belo, professor do curso de Psicologia da UFMG.

O projeto do Centro Cultural UFMG consiste na indicação de filmes disponíveis em plataformas de streaming no Brasil, que permitem novos olhares sobre um tema selecionado por um curador convidado. ‘Holocausto brasileiro’ pode ser acessado no YouTube e tem classificação etária de 16 anos.

Alerta
Tal como o livro homônimo, o documentário trata de aspectos históricos do poder psiquiátrico no Brasil. É impossível compreender a saúde mental sem uma reflexão crítica, aberta e democrática sobre a história da loucura, os saberes e as relações de autoridade que criam e controlam a loucura. O filme é uma aula do terror vivido por milhares de pacientes e um alerta sobre o caráter político de qualquer psicopatologia.

O público pode acompanhar as análises de Fábio Belo sobre a obra neste vídeo:

Sinopse
Relatos de sobreviventes, ex-funcionários, pesquisadores e familiares mostram as condições sub-humanas vividas no Hospital Colônia de Barbacena e escancaram o destino dos pacientes e a verdade escondida por mais de cinco décadas de descaso.

Ficha técnica
Holocausto Brasileiro – 2016 | 16 anos | 90’ | Documentário | Direção: Daniela Arbex e Armando Mendz | Disponível: YouTube.