Exposição ‘Colônia, de Clébio Maduro, revela a angústia humana vivida no manicômio de Barbacena

Exposição ‘Colônia, de Clébio Maduro, revela a angústia humana vivida no manicômio de Barbacena

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘Colônia, do desenhista, gravador e professor Clébio Maduro, na sexta-feira, dia 3 de junho de 2022, às 18 horas. A mostra reúne gravuras sobre o hospital psiquiátrico que estigmatizou o município mineiro como ‘cidade dos loucos’ e poderá ser vista até o dia 15 de agosto de 2022. A entrada é gratuita. Classificação indicativa: não recomendada para menores de 14 anos.

A partir de um documentário que assistiu sobre a referida cidade e a colônia, o artista se viu instigado a conhecer pessoalmente o primeiro manicômio de Minas Gerais e ficou sensibilizado com o que presenciou no local.

Para se libertar do que testemunhou, Clébio desenvolveu uma série impactante de gravuras que imprimem as dores vivenciadas nesse lugar, principalmente pelas mulheres, traduzidas em ‘Holocausto feminino’, que lhe rendeu um poema de Amílcar de Castro, em 1989. As gravuras ‘Banho de sol’, ‘Centro S.P.’ e ‘Jogo da velha’ também lhe concederam o primeiro prêmio na Bienal Internacional de Gravura de Santos, em 2011.

Assombro
Segundo Fernanda Medina, médica psiquiatra, doutora em história da arte e curadora da mostra, “o artista, que se viu assombrado pelas imagens produzidas no Hospital Colônia de Barbacena, precisou, durante três décadas, lidar com esse assombro, utilizando os meios que possui: a arte”.

“Clébio não poupa o espectador da angústia, da solidão, do desespero vivenciado naqueles pavilhões. Ele não usa eufemismos. Ao contrário, suas imagens são uma espécie de denúncia. Por traz da sutileza de suas linhas e do rigor da sua composição, marcas da sua obra, o que enxergamos são os olhos e a alma da loucura”, completa Medina.

Clébio Maduro/Arquivo pessoal

O autor

Clébio Maduro é desenhista, gravador e ex-professor de gravura da Escola de Belas Artes da UFMG (1978-2014). De 1972 a 2020 participou de 120 exposições coletivas e 16 individuais, incluindo 59 participações em vários salões nacionais, alcançando 12 premiações.

Tem ministrado vários cursos de gravura e desenho nas principais cidades históricas de Minas Gerais, tendo como destaque em sua trajetória o 1º prêmio na Bienal de Gravura da cidade de Santos (SP) e uma individual de 106 trabalhos intitulados ‘Obra gráfica’, na Reitoria da UFMG.

Exposição ‘Colônia’ – Clébio Maduro

Abertura: 3 de junho de 2022 | às 18 horas
Visitação: até o dia 15 de agosto de 2022
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Espaço Experimentação da Imagem
Classificação indicativa: não recomendada para menores de 14 anos
Entrada gratuita

Consulte rotas e meios de transporte para chegar ao Centro Cultural UFMG

Lembre-se: é necessário o uso de máscara nos espaços do Centro Cultural UFMG mesmo para imunizados