Campanha contra o frio e a fome da UFMG recebe agasalhos, cobertores e alimentos

Campanha contra o frio e a fome da UFMG recebe agasalhos, cobertores e alimentos

A UFMG está recebendo doações de cobertores, agasalhos em bom estado de conservação e de alimentos não perecíveis para pessoas em situação de vulnerabilidade social. As doações podem ser entregues das 8h às 16h30 no drive-thru de vacinação do campus Pampulha, no Espaço do Conhecimento UFMG e na Faculdade de Medicina, no campus Saúde.

O drive-thru do campus Pampulha fica na Unidade Administrativa II, com entrada pela Avenida Abrahão Caram, 763, no bairro São José. O Espaço do Conhecimento está localizado na Praça da Liberdade, 700, no bairro Funcionários. A Faculdade de Medicina fica na Avenida Professor Alfredo Balena, 190, no bairro Santa Efigênia.

Doações
As doações da campanha – denominada UFMG contra o frio e a fome – serão destinadas ao projeto Comunidade Viva sem Fome, rede coordenada por representantes da UFMG, da Associação Imagem Comunitária (AIC) e da Cáritas Brasileira Regional Minas, que desenvolve ações de segurança alimentar para as populações periféricas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do interior do estado.

A rede atua em mais de 50 territórios, em parceria com iniciativas populares e comunitárias locais, que fazem o levantamento e o acompanhamento das famílias nas situações mais graves.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida afirma que a iniciativa reforça o compromisso da UFMG com a sociedade mineira. “Formamos recursos humanos de alta competência, produzimos ciência de ponta e trabalhamos intensamente junto à sociedade. Nossa comunidade é solidária e está sempre atenta às necessidades mais imediatas de nossa população.

O frio e a fome exigem ações rápidas e assertivas, e essa campanha tem o objetivo de arrecadar doações e encaminhá-las às instituições com grande capilaridade para fazê-las chegar ao destino correto”, afirma.

Articulação na ponta
E é exatamente esse o propósito da rede Comunidade Viva sem Fome, informa a professora Fábia Pereira de Lima, diretora do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG. Segundo ela, essa rede foi constituída para “levar ajuda àquelas famílias que, durante a pandemia, passaram a vivenciar uma situação de ainda maior vulnerabilidade”.

O projeto mapeia e congrega diversas entidades sociais que estão articuladas na ponta, isto é, que são capazes de fazer chegar essas doações de roupas e de alimentos a quem mais precisa nas comunidades carentes da grande Belo Horizonte. “Sabemos que o frio agrava a situação já de muita fragilidade das pessoas em situação de rua e de maior vulnerabilidade social”, comenta a diretora.

“O projeto Comunidade Viva sem Fome, nesse sentido, materializa o esforço da Universidade em se colocar mais uma vez ao lado da sociedade para tentar aplacar um pouco essa situação”, acrescenta Fábia Lima.

Nova mobilização
A primeira edição da campanha da UFMG de arrecadação de alimentos e agasalhos para necessitados ocorreu em 2021, com ênfase nas famílias que entraram em situação de vulnerabilidade social – ou tiveram essa situação agravada em razão da pandemia de covid-19. Na ocasião, em dois meses de campanha, foram arrecadados cerca de 1 mil quilos de roupas e alimentos não perecíveis. Neste ano, a iniciativa prossegue até 10 de agosto

(Fonte: Portal UFMG)