Centro Cultural UFMG abre inscrições para oficina de dança contemporânea

Centro Cultural UFMG abre inscrições para oficina de dança contemporânea

Estão abertas as inscrições para a oficina de dança contemporânea ‘Corpas em Trânsito’, que será realizada no Centro Cultural UFMG no dia 23 de junho de 2022, das 14h às 16h, pelas artistas Denise Fantini e Sara Marchezini, integrantes do Coletivo Teia. A atividade é um desdobramento do projeto Residência Artística/Cena Aberta, que abriga propostas de pesquisa e experimentação artística voltadas para as áreas de dança, performance e teatro.

A oficina tem por objetivo compartilhar a metodologia de improvisação desenvolvida pelas referidas residentes ao longo do processo de investigação criativa ‘Corpas em trânsito: um octograma biográfico-ancestral’.

A pesquisa de movimento se dá do entrelace com outras áreas – estudos somáticos, medicina chinesa, anatomia experiencial, dança contemporânea, capoeira, pilates, teatro físico, yoga e circo – promovendo um engrandecimento para a dança a partir do ponto de vista do autoconhecimento e da saúde do corpo.

Inscrições
Serão realizadas sensibilizações corporais percorrendo o trajeto dos oito “vasos maravilhosos” propostos pela medicina chinesa no Octograma de Fushi. Por meio da internalização desses caminhos, propõe-se a descoberta de movimentos orgânicos e intuitivos para que um estado de dança aconteça.

Interessados podem se inscrever pelo formulário online do dia 20 a 22 de junho de 2022, constando nome completo, e-mail, telefones de contato e idade. Serão disponibilizadas 25 vagas, gratuitas, com carga horária de 2 horas e idade mínima de 15 anos. Recomendamos que os participantes utilizem roupas confortáveis durante a oficina. Eventuais dúvidas e esclarecimentos deverão ser tratados pelo e-mail programa@centrocultural.ufmg.br e ou pelo telefone (31)3409-8280.

Denise Fantini
Artista da dança, instrutora de pilates, latina, migrante e Capoeirista. Diretora, intérprete-criadora, professora de Dança moderna e Contemporânea. Coordenadora da área Cultural do Coletivo Cio da Terra Migrantes. Desde 2013 realiza trabalhos ligados à dança-gênero e audiovisual. Brincante e pesquisadora da cultura popular, faz parte de grupos de tradição de Capoeira Angola (Grupo Candeia de Capoeira Angola) e de Tambor de Crioula (Tambor Rosa de São Benedito). Atualmente desenvolve uma pesquisa autobiográfica e autoral sobre a Corpa em Trânsito, conceito elaborado a partir de seus estudos em Medicina Chinesa através do aprofundamento no Octograma de Fushi. “Corpa em Trânsito” é um trabalho que nasce dentro do Coletivo TEIA junto com a artista Sara Marchezini no marco da Ocupação do ”Cena Aberta” do CCUFMG.

Sara Marchezini
Artista da dança, fisioterapeuta, instrutora de pilates, professora de dança contemporânea e performer. Desde 2013 atua no cenário artístico desenvolvendo produções híbridas em dança. Fez parte do Camaleão Grupo de Dança, participou da instalação performática Entre uma casa que (BRA-PT), foi integrante do projeto Diversidança dirigido por Renata Mara, bailarina freelancer do musical Because e já atuou em diversos clipes musicais; o mais recente – Ninguém – do trio mineiro Dada Hotel. Pesquisadora do corpo e do movimento, desde 2019 desenvolve a pesquisa Corpo – Território em Fluxo, que já se desdobrou no vídeo dança Até a Raíz e Ocultas, com exibições nacionais e internacionais. Atualmente compõe o quadro de oficineiros voluntários do Centro Cultural Lá da Favelinha, é intérprete-criadora do espetáculo Lugares de Afeto (parceria com o Ponte Espaço de Pesquisa e Criação em Dança) e desenvolve a pesquisa Corpa em Trânsito junto ao Coletivo TEIA.

Cena Aberta
O projeto abriga propostas de pesquisa e experimentação artística voltadas para as áreas de dança, performance e teatro. Contribui para experimentação com caráter formador oferecendo apoio ao desenvolvimento das atividades de artistas profissionais, amadores, grupos em formação ou atuantes na área de artes cênicas. Os projetos são selecionados através de chamada pública anual e ocupação sob a forma de residência artística.

Oficina Corpas em trânsito

Realização: Coletivo Teia
Data: 23 de junho de 2022 – 14h às 16h
Vagas: 25
Carga horária: duas horas
Idade mínima: 15 anos
Inscrição: acesse o formulário online
Período de inscrição: 20 a 22 de junho de 2022
Informações: programa@centrocultural.ufmg.br / telefone: (31)3409-8280

Lembre-se: é necessário o uso de máscara nos espaços do Centro Cultural UFMG mesmo para imunizados