Esculturas de Tatyana Müler Soares mesclam fragmentos do corpo feminino e de um abutre
O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘Quimeras’, da artista Tatyana Müller Soares, dia 26 de maio de 2025, segunda-feira, às 19 horas. A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino e poderá ser vista até o dia 29 de junho de 2025. A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre.
Quimeras
As ‘Quimeras’ são criaturas oriundas de dois corpos reorganizados em fragmentos, criando, assim, seres subprodutos da mistura improvável de corpo humano feminino e de um urubu. Essas formas dialogam com imagens de diversas mitologias, trazendo reflexões sobre os mitos de origem que ainda nos atravessam, sugerindo que novas mitologias nasçam dentro de nossa conjuntura. Inventar terceiros a partir desses dois seres nos comunica sobre a natureza que eles têm em comum. De que maneira vivemos de forma parecida com o abutre? O que podemos aprender com os seus modos de vida? Quais narrativas as harmonias e desarmonias de seus corpos fragmentados nos permitem contar?
Sobre a artista
Tatyana Müller Soares – artista de origens e interesses múltiplos que mora na cidade de Belo Horizonte. Graduanda na Escola de Belas Artes da UFMG, se relaciona com as linguagens da pintura, escultura e moda. Atualmente é bolsista pela PROBIC/FAPEMIG com a pesquisa ‘Ecologia insurgente na cidade organismo’, do grupo de pesquisa Imaginação Comum. Investiga e articula questões ambientais e oníricas a partir de diversos suportes.
Escultura no Centro
O projeto busca valorizar e expor os trabalhos tridimensionais desenvolvidos pelos graduandos e pós-graduandos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG.
‘Quimeras’ – Tatyana Müller Soares
Período expositivo: 26/05/2025 a 29/06/2025
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Hall de Entrada
Classificação: livre
Entrada gratuita