Exposição destaca a produção contemporânea de artistas do Espírito Santo

Exposição destaca a produção contemporânea de artistas do Espírito Santo

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição coletiva ‘Nuvem na Galeria’, que apresenta trabalhos artísticos de mestrandos, doutorandos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com curadoria de Cláudia França. O evento acontece no dia 10 de outubro de 2025, sexta-feira, às 19 horas. As obras poderão ser vistas até 23 de novembro de 2025. A entrada é gratuita e tem classificação indicativa de 14 anos.

Nuvem na Galeria – por Cláudia França

A mostra reúne produções dos artistas-pesquisadores André Magnago, Francisco Pereira, Iasmim Dala Bernardina, João Cóser, José Henrique Rodrigues, Karol Rodrigues, Luan Coelho e Marcelo Gandini, integrantes do Grupo de pesquisa NUVEM: cleo de Estudos sobre Visualidades, Espacialidades e Materialidades em Arte Contemporânea, cuja coordenação é exercida pela curadora desta exposição.

A partir dos eixos tempo, espaço e matéria, o grupo trabalha diferentes dinâmicas processuais, envolvendo tanto as marcações do tempo quanto as transformações da matéria. O hibridismo surge como agente capaz de instaurar relações entre corporeidades e distintos sítios de ação: a casa, a rua, a roça, o estúdio, o livro. Soma-se a isso a exploração sensorial nas cores e texturas, nas ações manuais e no jogo do corpo, na poeira e nas passagens tonais. Estabelecem-se, assim, diálogos entre pequenas e grandes dimensões.

O termo “nuvem” não é gratuito: por mais que uma nuvem possa representar o peso na concentração de água e gases, ela levita e caminha pelo céu em um percurso dado pelo vento e pelo sol. Há vários formatos de nuvem, cada qual com o seu grau de condensação de água e gelo. A nuvem estaciona onde deve desaguar; no cotidiano de quem vive a olhar para cima, suas tonalidades incitam humores, sensações e afetos, pois, como metáforas, são pesos e massas em suspensão e em trânsito.

Desta maneira, NUVEM, como o nome do grupo, é tanto uma experimentação quanto um agregado humano que vê no estudo dos processos de criação possibilidades de deslocamento, incertezas, pesos e levezas, bem como diálogos de categorias artísticas distintas: performance, fotografia, instalação, gravura, vídeo, objeto, desenho e a palavra-texto como materialidade. Cada ideia convoca a sua materialização no trânsito possível entre categorias, sem desfiar o fio que promove a continuidade das preocupações poéticas.

Sobre os artistas

André Magnago Alves (André Magnago) – Vitória, ES, Brasil, em 1985. Vive e trabalha em Vitória. Artista Visual, pesquisador e professor. É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo; pós-graduado em Artes Visuais pelo Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa (2022); e possui graduação (bacharelado) em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Gravura, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho, gravura, objeto, processo de criação em artes e ensino de arte.

Francisco Aurélio de Souza Pereira – Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri (2021) e mestrado em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (2023). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, pós-história da arte, metanarrativa, narrativas enviesadas e micropolítica.

Iasmim Dala Bernardina – Vitória/ES – Brasil. 1998. Vive e trabalha em Vitória. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo – Bolsista CAPES. Especialização em Produção Cultural, Artes e Entretenimento. Especialização em Psicomotricidade e Artes. Graduação em Artes Visuais. Atualmente desenvolve pesquisa teórica e experimentações práticas no âmbito da videoarte e fotografia, escultura, gestualidade.

João Cóser – Vila Velha/ES, Brasil. 1990. Artista | Arte Educador | Pesquisador.
Doutorando em Artes pela UFES e Mestre em Processos Artístico-Culturais (2023), pela mesma instituição. Seu trabalho transita entre performances orientadas para vídeo e fotografia e instalações que abordam a transfiguração e percepção do corpo. Integra o coletivo “FURTACOR”. Sua prática parte do corpo como território simbólico, da carne como memória e do gesto como dispositivo de escuta e criação compartilhada.

José Henrique Rodrigues – Vila Velha/ES. José Henrique Rodrigues é artista, professor e pesquisador. Tem interesse pela temática do corpo masculino, pesquisando a dicotomia erotismo-pornografia e a camada racial ao investigar as representações contemporâneas de masculinidades negras. Ao abordar essas representações, questiona quais narrativas moldam as vivências múltiplas de homens negros na sociedade contemporânea. É mestre em Artes pela UFES.

Karoline Rodrigues Gomes – Governador Valadares/MG. É professora de Ensino de Arte para os níveis médio e fundamental. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Artes (PPGA) da Universidade do Espírito Santo, cuja investigação se concentra no tema “caminhar” como linguagem artística, focando em práticas experimentais do caminhar enquanto forma de arte, visando propor novas cartografias afetivas sobre o espaço habitado. Possui graduação em Artes Plásticas pela UFES.

Luan Daniel Coelho Soares – Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019) e é mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFES. Atualmente, atua como professor de Design Gráfico no Ensino Médio Profissional e Técnico da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, além de exercer a função de mediador cultural no Palácio Anchieta. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em práticas contemporâneas, desenvolvendo pesquisas e projetos voltados para os seguintes temas: tatuagem, agulhas, serialização, corpo e desenho contemporâneo.

Marcelo Gandini – Artista Visual e Professor de Artes – IFES/ Centro-Serrano. Doutorado em Artes em andamento (PPGA/UFES), Mestre em Educação, Graduado em Artes Visuais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos campos: Foto instalação, Instalação e audiovisual. Pesquisador nos grupos: Grupo de Pesquisa Arte Experimentação e Grupo de Pesquisas em Agricultura Familiar e Sustentabilidade vinculados ao IFES e nos grupos Estudos da Paisagem, Processos Criativos em Gravura e do Laboratório de
Extensão e Pesquisa em Arte vinculados a UFES.

Sobre a curadora

Cláudia França – Artista visual e Professora Associada do Centro de Artes da UFES, Espírito Santo. Pós-doutora em Psicologia pela UFMG, Doutora em Artes pela UNICAMP, Mestre em Artes Visuais pela UFRGS, Bacharel em Desenho e Escultura pela UFMG. Lecionou na graduação e pós-graduação em Artes da UFU (Universidade Federal de Uberlândia, MG) e atualmente leciona na graduação e pós-graduação em Artes da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Áreas de atuação como artista: instalação e arte objetual. Áreas de atuação como docente: Desenho, Desenho Contemporâneo, Processos de Criação. Participa regularmente de exposições individuais e coletivas, bem como de reuniões científicas e produção textual.

Exposição ‘Nuvem na Galeria’
Abertura: 10 de outubro de 2025 | às 19h
Visitação: até o 23/11/2025
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Sala Celso Renato de Lima
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada gratuita

Consulte rotas e meios para chegar