Obras de Elena Ventura revisitam o imaginário gótico e a tradição do medo no Brasil

Obras de Elena Ventura revisitam o imaginário gótico e a tradição do medo no Brasil

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição individual ‘Fragmentos Velados: encontros com o gótico’, da artista visual, gravadora e ilustradora Elena Ventura. A mostra reúne xilogravuras, gravuras em metal e monotipias que celebram a trajetória da artista em constante diálogo com o imaginário gótico, especialmente a partir de uma pesquisa dedicada à tradição do medo e do assombro no Brasil. O evento acontece no dia 14 de novembro de 2025, sexta-feira, às 19 horas. As obras poderão ser vistas até 11 de janeiro de 2026. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

Fragmentos Velados: encontros com o gótico

Refletindo sobre seu percurso como artista em início de carreira, Elena apresenta em ‘Fragmentos Velados: encontros com o gótico’ os princípios de seus encontros com as técnicas, as temáticas e o momento em que passa a se reconhecer como artista, o instante em que encontra aquilo que seu gesto e sua alma desejam expressar. É no gótico, em especial em suas manifestações brasileiras, que ela identifica sua fonte de pesquisa e inspiração.

Embora tenha origem marcada pelo eurocentrismo, o gótico se revelou, ao longo do tempo, como uma tendência que transcende seus primórdios, encontrando espaço em diferentes contextos, inclusive no Brasil. Elena compreende essa vertente como potência criativa múltipla e instigante, fonte de uma imaginação fantástica e sombria que explora os medos e ansiedades da humanidade, por vezes extrapolando os limites da consciência. Ele articula narrativas transgressoras, ultrarromânticas e não civilizadas, em afronta aos modelos clássicos e ao racionalismo.

A artista encontra principalmente na gravura e na monotipia seus meios de expressão. Essas técnicas, pelo potencial expressivo, abrem caminhos para conexões visuais e conceituais com a estética gótica. A gravura dialoga com as histórias que a inspiram, seja nos contrastes, nas incisões ou no uso de ácidos contra a matriz, evocando uma violência simbólica que abre feridas para revelar a imagem. Já a monotipia se destaca por criar atmosferas de suspense e incerteza, reforçando tensões emocionais das narrativas. Seu processo instável conversa com a presença do desconhecido e do estranho.

A exposição é, portanto, um convite para que o espectador se deixe envolver pelo imaginário inquietante do gótico brasileiro, onde o medo, o sublime e o grotesco se entrelaçam, e a sombra emerge como elemento essencial da construção poética.

Sobre a artista

Artista e pesquisadora, Elena Ventura é graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com habilitação em Artes Gráficas. Sua pesquisa dedica-se à investigação das manifestações do gótico nas artes visuais brasileiras, com ênfase na gravura e na ilustração. Em sua produção artística, explora as poéticas do mal por meio da criação de gravuras e monotipias inspiradas na literatura gótica brasileira. Seu trabalho propõe a difusão e a análise da tradição do medo no Brasil, abordando seus desdobramentos estéticos sob as perspectivas do sublime, do grotesco e do onírico.

Realizou as exposições individuais ‘Matriz Oculta: para ilustrar o gótico brasileiro’, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2024, e ‘Pesadelar: alegorias do gótico brasileiro’, na Galeria de Arte Nello Nuno, em Ouro Preto (MG), em 2025. Recebeu premiações em distintos salões de arte, dentre os quais se destacam o 24º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia, o 39º Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho e o 3º Salão de Arte no Papel, além de menção honrosa no 9º Salão FUNDARTE de Arte 10×10. Participou, ainda, de mostras coletivas, entre elas o 22º Território da Arte de Araraquara, o Salão de Artes Visuais de Vinhedo 2025 e a exposição Grassmannianas 2025.

Exposição ‘Fragmentos Velados: encontros com o gótico’ – Elena Ventura
Abertura: 14 de novembro de 2025 | às 19h
Visitação: até o dia 11/01/2026
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Espaço Experimentação da Imagem
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Consulte rotas e meios para chegar