Obra de Mandrágora revela um mundo que renasce dos traços de sua própria existência

Obra de Mandrágora revela um mundo que renasce dos traços de sua própria existência

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘(Re)Habitar’, da artista Mandrágora, dia 14 de novembro de 2025, sexta-feira, às 19 horas. A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino e poderá ser vista até o dia 11 de janeiro de 2026. A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre.

(Re)Habitar

Mandrágora apresenta a exposição (Re)Habitar, que traz uma reflexão sobre a busca de esperança em meio ao desespero. Na obra ‘Chaminés I’, a artista revela como o mundo se constrói e se reconstrói, aproveitando os vestígios de si mesma para renascer. A arquitetura, desprovida de seu propósito inicial e dos que a conceberam, assume novos sentidos e funções, tonando-se abrigo para outras formas de vida. Ao mesmo tempo em que acolhe e nutre o que emerge, também vela aquilo que lhe foi perdido.

Sobre a artista

Mandrágora é graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e reside atualmente em Belo Horizonte. Natural de Cuiabá, cidade profundamente marcada pelas queimadas e pelos ciclos sazonais de chuva e seca, a artista encontra nesses processos de destruição e regeneração da vegetação a principal fonte de inspiração para sua produção. Em seus trabalhos, investiga o entrelaçamento entre vida e morte ao longo do tempo, refletindo sobre o lugar do humano nesse fluxo contínuo de transformação e renascimento.

Escultura no Centro
O projeto busca valorizar e expor os trabalhos tridimensionais desenvolvidos pelos graduandos e pós-graduandos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG.

(Re)Habitar – Mandrágora
Período expositivo: 14/11/2025 a 11/01/2026
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Hall de Entrada
Classificação: livre
Entrada gratuita

Consulte rotas e meios para chegar