Exposição de Isabel Moreira investiga questões de intimidade e pertencimento

Exposição de Isabel Moreira investiga questões de intimidade e pertencimento

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição individual ‘Meu Segredo Bem Guardado’, da artista Isabel Moreira, com curadoria de Maria Mendes. A mostra reúne séries de desenhos, registros de performance, videoarte e instalação. O evento acontece no dia 13 de fevereiro de 2026, sexta-feira, às 19 horas. As obras poderão ser vistas até 23 de março de 2026. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

Meu Segredo Bem Guardado

A proposta da artista é conceber a própria exposição como uma grande obra, na qual cada elemento contribui para a construção de uma experiência integrada. A expografia articula os trabalhos de modo que se relacionem de forma quase indissociável, reforçando a ideia de unidade do conjunto.

Nesse espaço-obra, Isabel Moreira propõe ao público um mergulho em sua investigação sobre intimidade e pertencimento, articulando um ambiente que se estrutura na dimensão do sensível e do anseio.

Sobre a artista

Isabel Moreira trabalha com desenho, fotografia e performance, explorando o contraste entre o universo da intimidade e o espaço coletivo. Sua pesquisa investiga as demarcações de espaços e fronteiras, tanto nas paisagens internas quanto externas, refletindo sobre as questões de pertencimento e os limites do que é considerado dentro e fora de casa. Participou da exposição ‘Sob o Mesmo Céu’ no Festival de Fotografia de Tiradentes (2023), integrou a 1ª edição da residência Casa Camelo (2024) e atualmente é graduanda em Artes Gráficas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Sobre a curadora

Maria Mendes é artista-curadora, graduada em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Participou, em 2024, da Residência Curatorial da ZAIT e da residência artística OCUPA ESPAI. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Museus e Inovação pela Associação Brasileira de Gestão Cultural. Entre os projetos que integrou, destaca-se sua atuação como assistente de curadoria na exposição ‘Corina’ (2025), de Luisa Godoy, além da participação em importantes exposições coletivas, como ‘Sobre Isto, Sobretudo Sobre Tudo Isso’, no Museu Mineiro (2024), e ‘Cientistas e Alquimistas’, no Palácio das Artes (2024). Em 2023, realizou sua primeira exposição individual, ‘ÁGUA-DESENHO: Paisagens de Mundo’, no Centro Cultural UFMG.

Exposição ‘Meu Segredo Bem Guardado’ – Isabel Moreira
Abertura: 13 de fevereiro de 2026 | às 19h
Visitação: até o dia 23/03/2026
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Sala Ana Horta
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Consulte rotas e meios para chegar