O Centro Cultural

SOBRE O CCULT

Nossa História

Na atual gestão, 2018/2022, o projeto “Universidade e Sociedade: Arte, Cultura e Movimento” estabelece um norte para os direcionamentos conceituais e propositivos do Centro Cultural UFMG. Ao almejar ser um novo divisor de águas, esse projeto propõe estabelecer um vínculo amplo e transversal entre a comunidade artística, acadêmica e a sociedade. A publicação de “Chamadas Públicas” direcionadas busca-se elevar ainda mais os patamares de qualidade das propostas selecionadas por um abalizado Conselho Curador. Ao constituir um projeto eficiente de comunicação ampliou-se o universo de participantes, oferecendo a oportunidade de serem realizadas ações criativas e culturais de ponta em seu amplo espectro, como: residências artísticas; exposições de artes visuais, fotografia, vídeo-arte e mídias contemporâneas; mostras de cinema; apresentações de música, literatura, dança, teatro e performance; palestras e promoção de cursos.

O Centro Cultural UFMG, localizado em um espaço privilegiado na região central da Capital, no edifício Alcindo da Silva Vieira, tombado como patrimônio histórico pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – em 1988, integra o Conjunto Paisagístico e Arquitetônico da Praça Rui Barbosa – Praça da Estação, importante corredor cultural de Belo Horizonte. O prédio passou a fazer parte do acervo patrimonial da UFMG em 1927, abrigando a Escola de Engenharia (antigo Instituto de Eletrotécnica) e, somente em 1989, na gestão do Reitor Cid Veloso, foi inaugurado como Centro Cultural UFMG. Desde então vem cumprindo seu objetivo fim, que é promover uma aproximação entre a Universidade e a Sociedade, que tem sido feita através do ensino, da pesquisa e da extensão, possibilitada pela arte e a ação cultural.

Desta forma, o Centro Cultural UFMG constitui-se um significativo
aparelho cultural disponibilizado ao público, que contribui para potencializar a
promoção do conhecimento e da cultura através da arte e seus meios de
produção.

0 IDADE DO PRÉDIO
0 EXPOSIÇÕES
0 COLABORADORES
0 PUBLICAÇÕES
FIQUE POR DENTRO

Gestões

      • 2018-2022: Prof. Fabrício José Fernandino
      • 2014-2018: Prof. Rodrigo Vivas de Andrade
      • 2011-2014: Prof.ª Maria Inês de Almeida
      • 2010-2011: Prof.ª Sônia Maria de Melo Queiroz
      • 2006-2010: Prof.ª Rita de Cássia Santos Buarque de Gusmão
      • 2002-2006: Prof.ª Regina Helena Alves da Silva
      • 1998-2002: Prof.ª Beatriz Dantas
      • 1994-1998: Prof.ª Neiva Ferreira Pinto
      • 1990-1994: Prof.ª Celma Jorge de Faria Alvim
      • 1989-1990: Prof. João Baptista Magro Filho (Presidente da
    • Comissão de Implantação do Centro Cultural)
  • Cid Velloso, reitor na gestão 1986-1990, criou o Centro Cultural UFMG.
NOSSOS ESPAÇOS

Pátio

O pátio possui 150m² com formato de teatro de arena e pode receber aproximadamente 300 pessoas para médios eventos. Excelente espaço para espetáculos culturais e recepções ao ar livre.

Download da Planta

Hall Superior

A bela arquitetura do hall superior do Centro Cultural UFMG é ideal para pequenos eventos como lançamentos de livros e CDs, contação de histórias e sarau. Possui 82m² e capacidade para 70 pessoas.

Download da Planta