Academia Transliterária é tema de novo episódio de podcast

Academia Transliterária é tema de novo episódio de podcast

O décimo quarto episódio do Corredor Cultural 174 Podcast, produzido pelo Centro Cultural UFMG, traz um bate-papo com o artivista trans não binário Ed Marte, integrante da Academia Transliterária. Esse coletivo reúne artistas travestis, transexuais e transgêneros, bem como cisgêneros próximos à pauta, que investigam estratégias, estéticas e linguagens artísticas para difusão e protagonismo da arte e cultura trans periférica.

No podcast, Ed Marte explica que o coletivo é composto por quatorze artistas de diversas áreas, como teatro, cinema, dança, música, literatura, artes gráficas, produção cultural, arte-educação, performance, artes plásticas, produção audiovisual, artes gráficas, etc. Brisa Alkimin, Eli Nunes, Fernando Cardoso, Marta Neves, Fredda Amorim, Idylla Silmarovi, João Maria (JoMaKA), Lui Rodrigues, Nickary Aycker, Pitty Puri, Rodrigo Carizu, Vidrynha e Yunni Anumaréh, além do próprio Ed, integram a Academia Transliterária atualmente.

O nome do coletivo tem como referência a Academia Brasileira de Letras e Ed relata que para eles, a maioria pessoas trans e travestis, é difícil chegar nesse lugar da Academia. “Hoje nossos corpos já estão conquistando esses espaços, mas antes era mais difícil ainda. Hoje a gente já têm escritoras acadêmicas que fazem doutorado e pós-doutorado e, mesmo assim, é para fazer essa referência que a gente também pode estar nesse lugar, e deve estar, que é um direito de todas nós. Então, por isso que a gente brinca com essa coisa de ser uma Academia Transliterária, apesar de que a gente não trabalha só com a literatura”, expressa.

O artivista relembra que tudo começou com o ‘Sarau do Amor’, em 2016, debaixo do Viaduto Santa Tereza, movimento protagonizado por artistas trans que teve como premissa dar visibilidade às produções com a linguagem das palavras desenvolvidas pela população ‘T’. O gancho inicial foi a literatura, mas após esse evento o coletivo foi conquistando espaço dentro da cena cultural, realizando inúmeras atividades em BH e região, como oficinas, performances, rodas de conversa, saraus, concursos literários, ações formativas, dentre outras, dando voz a essas pessoas que sofrem historicamente as consequências do silenciamento.

Ed afirma que a Academia Transliterária apoia a liberdade dos corpos, a descoberta pela verdadeira identidade, o direito pelo próprio corpo, inclusive de modificá-lo, de ser e usar o que quiser, de estar nas ruas e proceder como realmente são, sem sofrer nenhum tipo de preconceito e violência. “O Brasil é um dos países que mais agride e mata pessoas trans no mundo, apesar de ser o país que também mais consome a pornografia LGBTQIAPN+ nas redes sociais e na internet”, relata.

Para celebrar os três anos desse projeto, em 2019 o coletivo publicou a ‘Coletânea da Academia Transliterária’, livro que reúne textos, poesias, fotografias e ilustrações de artistas que integram o grupo. O exemplar traz participações especiais de amigos e pessoas que são admiradas e respeitadas pelos seus trabalhos, como a argentina Susy Shock, a brasiliense Jaqueline Gomes de Jesus, a paulista Amara Moira e as mineiras Cristal Lopez, Juhlia Santos e Libernina Aninrebil.

Ouça o podcast na íntegra e conheça essa iniciativa pioneira em BH de caráter fundamentalmente artística, que produz uma cultura trans ainda invisível e pouco representada: https://bit.ly/478vRVj

Acompanhe o trabalho da Academia Transliterária no Instagram.

Corredor Cultural 174 Podcast é um projeto que disponibiliza mensalmente no Spotify conversas com artistas, músicos, escritores, cineastas, agentes culturais e demais pessoas que pensam, respiram e produzem cultura. “Corredor”, pelo fato do Centro Cultural UFMG estar situado no corredor cultural Praça da Estação e também no sentido de espaço de passagem, onde transitam ideias, movimentos e expressões artísticas em Belo Horizonte. “Cultural”, pois a temática será sempre cultura e “174” é o número de localização da instituição na Avenida Santos Dumont.

Corredor Cultural 174 Podcast
O podcast de cultura do Centro Cultural UFMG.
Uma vez por mês no Spotify