Água, Educação, História e Arte – UN 2023 Water Conference

A Conferência da ONU sobre a Água será realizada entre os dias 22 e 24 de março de 2023, na cidade de Nova Iorque, com o objetivo de conscientizar sobre a crise global de água. No dia 20, às 19h30, haverá um evento paralelo virtual, Água, Educação, História e Arte, com a exibição de trabalhos de artistas do Brasil, em que o diretor do Centro Cultural UFMG, professor Fabrício Fernandino, integra a programação com dois vídeos selecionados, ‘Aqua’ e ‘Rio das Mortes’. A transmissão será realizada pelo Zoom, através deste link. O evento é gratuito, com classificação livre.

O Contexto

A Conferência sobre a Água 2023, da ONU, é o mais importante encontro internacional sobre o tema, que interessa a todos na humanidade. Além da programação oficial, que acontece entre 22 e 24 de março em Nova Iorque, a ONU abriu a possibilidade de realização de eventos paralelos presenciais e virtuais. Foram recebidas 1270 propostas e aprovados 148 eventos paralelos virtuais. Esses eventos tratam de uma grande variedade de temas relacionados às água: o direito à água, o papel das mulheres e das comunidades indígenas, a gestão participativa das águas, aspectos tecnológicos e econômicos, questões de justiça hídrica e o acesso das populações ao abastecimento, dentre outros.

A proposta do evento paralelo virtual sobre ‘Água, Educação, História e Arte’

Quase nenhum dos eventos paralelos aprovados focaliza a temática das artes e a relevância da linguagem artística para sensibilizar sobre as águas. O Instituto Maria Helena Andrés (IMHA) organizou esse evento paralelo à Conferência da ONU sobre Água em 2023 para mostrar a importância da linguagem artística como instrumento para desenvolver o potencial criativo e sensibilizar para a ÁGUA.

O evento conta com o apoio do Centro Cultural UFMG, do Centro Especializado em Arte Ambiental – MHNJB-UFMG, das ongs Planetapontocom, Instituto Undió e do projeto Entre rios e ruas.

O programa, previamente editado com 58 minutos de duração, apresenta exemplos a partir dos trabalhos de artistas visuais, músicos, poetas, historiadores, educadores, arquitetos, fotógrafos, videomakers e ecologistas.

Na primeira parte, com 26 minutos, estão agrupadas as contribuições focalizadas na relação da água com a vida. As pinturas de Maria Helena Andrés e de Bax; o vídeo musical Água do grupo Voz & Poesia; o livro A Água fala de Maurício e Aparecida Andrés, ilustrado por MHA; as fotografias de nuvens, de Maurício Andrés; as músicas sobre água e nuvens de Artur Andrés; vídeos de Fabrício Fernandino (Aqua) e João Diniz (Waterfeel) exemplificam a temática.

Serão apresentadas ações geradoras de hidroconsciência e educação pela arte, realizadas com crianças, por Eliana e Maria Helena Andrés, que enfatizam a importância da arte como instrumento para desenvolver o potencial criativo de crianças, jovens e adultos.

Na segunda parte, com 32 minutos, serão exibidas contribuições relacionadas com histórias e narrativas que envolvem a morte e o renascimento dos rios. Ela se inicia com o vídeo de Fabrício Fernandino sobre o Rio das Mortes. Mostram-se a hidroalienação nas tentativas de matar rios urbanos (hidrocídio) por meio da poluição das águas e pelas intervenções urbanas que os enterraram vivos debaixo do asfalto. Os projetos de Isabela Prado (Sobre o rio: Entre rios e ruas) e Thereza Portes – Instituto Undió (Nessa rua tem um rio) mostram que os rios se mantêm vivos na memória e ressurgem nas intervenções artísticas.

Finaliza-se com as contribuições focalizadas no renascimento dos rios urbanos por meio da hidroconsciência, tais como as apresentadas no projeto educativo de Silvana Gontijo (Esse Rio é Meu – Cidades, salvem seus rios) e no livro sobre a história do saneamento, intitulado A Epopeia do Saneamento de Márcio Santa Rosa e Aspásia Camargo.

Ao final das apresentações haverá um tempo para interação, mediado pelo vice-presidente do IMHA, João Diniz. O evento será transmitido pelas plataformas Zoom e YouTube, operados pela equipe da UFMG.

‘Água, Educação, História e Arte’

Data: 20/03/2023
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Local: https://bit.ly/3mVVerk (Zoom)