Antonio Barreto Hildebrando fala sobre ‘o teatro de muita gente’ em Aulas Abertas

Antonio Barreto Hildebrando fala sobre ‘o teatro de muita gente’ em Aulas Abertas

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, professor Antonio Barreto Hildebrando, apresenta um tipo de teatro que ele carinhosamente chama de “O teatro de muita gente”.

Segundo o dramaturgo, o teatro de muita gente se dá em um terreno de demarcações fluidas e movimenta-se entre a criação coletiva com o seu potencial anárquico, que às vezes beira o caos e em termos formativos busca a polivalência, ou seja, todos fazem tudo.

De acordo com as linhas mais definidas propostas por Antônio Araújo (Teatro da Vertigem), a criação colaborativa é uma metodologia de criação em que todos os integrantes, a partir de suas funções artísticas específicas, têm igual espaço propositivo, sem qualquer espécie de hierarquias, produzindo uma obra cuja autoria é compartilhada por todos.

Muita gente
Hildebrando diz que na prática nem todos se engajam da mesma forma, mas quem o faz certamente tem uma experiência marcante. Para ser um teatro de muita gente o processo criativo precisa incorporar alegremente flutuações e ruídos, precisa ser um teatro no qual o acaso, as mudanças de rumo e incompletudes são muito bem-vindas.

Para finalizar sua fala, o professor ressalta que o teatro de muita gente, mais do que um gerador de produtos, é um catalisador de processos, um espaço de atrito produtivo entre técnicas, estéticas, conceitos teorias, procedimentos, experiências e visões de mundo, enfim, um espaço de diálogo, de conflitos, de compartilhamentos e de descobertas. Energia pura e insubstituível.

Assista, a seguir, ao vídeo:

Antonio Barreto Hildebrando
Antonio Barreto Hildebrando é ator, dramaturgo e diretor de teatro. Doutor em Literatura comparada. Professor titular do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

Aulas Abertas
O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana é publicada uma nova aula nos canais do Facebook, Instagram, YouTube e site da Instituição. Confira aqui os vídeos do projeto aqui.