Antonio Fialho inaugura novo ciclo do projeto Aulas Abertas com temática ‘conversas de cinema’
Os próximos vídeos do projeto Aulas Abertas trazem falas de especialistas sobre “Conversas de Cinema”, mais especificamente o Cinema de Animação. Os convidados deste ciclo apresentam um percurso por esse gênero cinematográfico, que parte das suas bases técnicas, passando por possibilidades narrativas, chegando às expansões da arte para projeções mapeadas e interseções com as artes computacionais.
O professor Antonio Fialho inaugura o assunto e fala sobre a “A Construção do Movimento Desenhado na Animação”, abordando como se estabeleceu e ainda se estabelecem as relações da animação com o desenho à mão e com o próprio cinema enquanto aparelho reprodutor de imagens em movimento.
Direto do seu estúdio ele realiza diferentes ações utilizando um mesmo personagem e suas mudanças de expressão facial, em uma demonstração prática apresentando três técnicas distintas de produção de movimento através da imagem e a evolução da animação ao longo desses anos.
No vídeo, Antonio exibe seus dispositivos de trabalho na construção do movimento animado, desde a mesa de desenho tradicional e o bloco de desenhos com sequências de imagens fixas, até chegar a uma mesa de desenho digital. Com essa experiência, o professor traz uma reflexão se o movimento desenhado se mantém de maneira similar nessas três instâncias díspares.
Assista ao vídeo:
Antonio Fialho
Antonio Fialho é professor adjunto do curso de graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG, com experiência em animação no mercado internacional de longas-metragens.
Aulas Abertas
O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.
A cada semana é publicada uma nova aula nos canais do Facebook, Instagram, YouTube e site da Instituição. Confira os vídeos neste link.