Argentino Damián Kees, da Universidad Nacional del Litoral, participa de Aulas Abertas

Argentino Damián Kees, da Universidad Nacional del Litoral, participa de Aulas Abertas

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, o músico e professor Damián Rodríguez Kees, fala sobre “Percussão: brincando com sons e provocando a escuta”. Entusiasta da arte contemporânea, ele compartilha sua experiência como um “artista de fronteira” neste contexto de isolamento social.

Para Damián, a arte contemporânea se caracteriza por ampliar os campos das disciplinas artísticas. Nesse cenário, os artistas contemporâneos utilizam-se de elementos e ferramentas de outras áreas para expandir seus horizontes criativos.

O músico destaca que gradualmente foi se transformando de um pianista com composições clássicas, em pentagrama, para uma espécie de performer, um artista híbrido, utilizando recursos do teatro e do circo.

Zona limítrofe
Segundo o artista, posicionar-se numa “zona limítrofe” de uma disciplina também o motiva a investigar, desde o primeiro momento, as possibilidades de uso de elementos múltiplos, que não se referem necessariamente a uma única disciplina artística tradicional.

Ele explica que um gesto ou um som pode ser a matéria-prima para uma composição musical, teatral ou talvez uma dança. Quando associamos um gesto a um som temos um acontecimento múltiplo, de um lado está o gesto e de outro lado está o som, mas os percebemos juntos, graças ao nosso mecanismo de memória e repetição.

Para terminar a reflexão, no vídeo o músico fala dos desafios de trabalhar em casa, tendo que aproveitar de cada recurso, mesmo que mínimo, para obter o máximo de expressão. Como, por exemplo, utilizar o celular para filmar, criando composições com seus  gestos e seus sons, em plena pandemia.

No vídeo são reproduzidas as performances cênico-musicais: Traficante de bananas, Musicarieta, Hay que pulir, pulir, pulir, A boca de jarro e La pergunta.

Assista, a seguir, ao vídeo:

Damián Rodríguez Kees
Músico, compositor, performer, gestor cultural. Mestre em Arte Latinoamericana. Professor da Universidad Nacional del Litoral, Santa Fé, Argentina.

Aulas Abertas
O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana é publicada uma nova aula nos canais do Facebook, Instagram, YouTube e site da Instituição. Confira aqui os vídeos do projeto.