Artesãs e artesãos do Vale do Jequitinhonha são contemplados em projeto do Centro Cultural UFMG

Artesãs e artesãos do Vale do Jequitinhonha são contemplados em projeto do Centro Cultural UFMG

A terceira edição do projeto Diálogos: Artista e Curador(a) contempla as artesãs e os artesãos do Vale do Jequitinhonha, em uma produção intitulada de Jequitinhonha: Arte e Resistência, que reúne duas exposições virtuais e uma abordagem sobre o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e toda sua ação compartilhada para o desenvolvimento da região. A curadoria da mostra é de Maria das Dores Pimentel Nogueira (Marizinha), doutora em educação e coordenadora desse programa. A edição é uma iniciativa do Centro Cultural UFMG e está inserida na programação do 53º Festival de Inverno UFMG, realizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Jequitinhonha: Arte e Resistência

A exposição propõe-se a mostrar um pouco da arte universal do Vale do Jequitinhonha, os mestres de ofício, os artistas, a nova geração de artesãos e toda a diversidade do artesanato da região, como a cerâmica, a fiação, a tecelagem, a madeira, o bordado, o trançado, a pintura, dentre outras.

Estruturada em duas partes, Mestres e Artistas do Vale do Jequitinhonha reúne os grandes mestres de ofício do artesanato da região. Mestra Isabel Mendes da Cunha (Santana do Araçuaí), mestres Ulisses Pereira Chaves e Noemisa Batista (Caraí), mestra Lira Marques (Araçuaí), mestre Ulisses Mendes (Itinga), dentre outros ceramistas notáveis do Vale. Mestra Zefa (Araçuaí) e mestre Antonio (Minas Novas), artesãos da madeira. Mestras Geralda (Tocoiós), Pretinha (Itaobim) e Aneli (Chapada do Norte), entre os fios, o trançado e as tramas. Além desses mestres, outras artesãs e artesãos da região com suas peças únicas e magníficas integram a mostra.

A galeria Herdeiros de Saberes Tradicionais no Jequitinhonha reúne representantes da nova geração de artesãos que, com suas técnicas e estilos próprios, reinterpretam a realidade e reinventam a arte do artesanato no Vale do Jequitinhonha.

São 40 artesãos de 18 municípios do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha. A curadoria, consciente que muitos artesãos que têm trabalhos significativos não foram contemplados nessa mostra, não se propõe esgotar a temática e espera agraciá-los em outra oportunidade.

O formato virtual viabiliza que a exposição alcance muitas pessoas, especialmente os artesãos, que muitas vezes não veem suas obras em uma exposição. Aqui eles poderão ter acesso às galerias e ver suas criações expostas ao lado de outros notáveis artistas, da mesma forma que os familiares e discípulos de grandes mestres, já falecidos, poderão ver como a academia e a sociedade os reverenciam com admiração e respeito.

Link para a exposição virtual:

 

Vídeos complementares:

Mestres e Artistas do Vale do Jequitinhonha:

 

Herdeiros de Saberes Tradicionais no Jequitinhonha:

 

O projeto Diálogos: Artista e Curador(a) pretende disponibilizar exposições virtuais em formato de vídeos documentários mensalmente nas redes sociais do Centro Cultural UFMG. A partir de recortes curatoriais cronológicos, os vídeos trazem uma linha evolutiva no tempo e no percurso da criação do artista, oferecendo ao espectador a oportunidade de percorrer virtualmente pelas obras, através de simulação 3D, sendo mediado pelos comentários do artista e do curador.

O projeto vai apresentar nomes expressivos do cenário artístico e oferecer ao público conteúdos com excelência, associados a uma reflexão aprofundada no contexto da arte contemporânea nacional e internacional, permitindo que avancem em seus conhecimentos e nas maneiras de fazer e pensar a arte.

 

EXPOSIÇÃO JEQUITINHONHA-contatos artesãos -final.docx

 

Siga nossas Redes Sociais e fique por dentro da programação:
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg

Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg

YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG

Twitter: https://twitter.com/ccultufmg

Spotify: https://spoti.fi/37VZnRa