Artista negro de destaque no século 19, Estevão Silva tem trajetória contada em vídeo do CCult

Artista negro de destaque no século 19, Estevão Silva tem trajetória contada em vídeo do CCult

Estevão Roberto da Silva foi o primeiro artista negro a ganhar destaque na Academia Imperial de Belas Artes, no Brasil. Carioca, viveu no século 19 e se dedicou sobretudo ao gênero natureza morta em suas obras.

Por meio da observação da natureza do país e da dedicação aos estudos acadêmicos, pintava frutas e plantas brasileiras em seus diversos formatos, cores e estados, criando composições singulares.

Nascido no Rio de Janeiro no ano de 1845, era filho dos africanos escravizados Victor Roberto da Silva e Ana Rita da Silva. Com a vivacidade das cores de suas obras e suas composições singulares, Estevão Roberto da Silva se tornou uma potente referência para a história da arte brasileira.

Saiba mais no vídeo Quem será o artista, projeto do Centro Cultural UFMG:

Quem será o artista

‘Quem será o artista?’ é um projeto do setor Educativo do Centro Cultural UFMG que apresenta, em formato audiovisual, a obra e um breve histórico da trajetória de um artista. A proposta é divulgar trabalhos consagrados e artistas locais para o público infantil e infantojuvenil conhecerem produções diversas e ficarem por dentro do mundo da arte.

[Foto de capa: Reprodução/Biblioteca Nacional Digital (BND)]