Artista plástico Jorge dos Anjos participa de novo episódio de podcast

O décimo terceiro episódio do Corredor Cultural 174 Podcast, produzido pelo Centro Cultural UFMG, traz um bate-papo com o pintor, escultor e desenhista Jorge dos Anjos, um dos nomes mais expressivos no cenário contemporâneo da arte brasileira. Seus trabalhos são fortemente marcados pela simbologia e estética afrodescendente e concretista, muitos deles exibidos em diversos museus e galerias do Brasil, Estados Unidos, Europa e África.

No podcast, Jorge dos Anjos relembra o seu nascimento em uma pequena vila operária em Ouro Preto, em 1957, ao lado de uma fábrica de alumínio que seu pai trabalhava, onde cresceu rodeado de dez irmãos. Desde muito cedo, aos sete anos de idade, já tinha certeza que queria ser pintor, ser um artista, não dando prosseguimento ao ofício paterno.

Ainda que o artista tenha nascido em uma cidade conservadora, na qual o catolicismo é extremamente arraigado desde o período colonial, Jorge sempre soube que queria “fazer uma arte crioula, uma arte preta”, que falasse, de fato, da realidade que vivia, das coisas que sentia, a partir de uma narrativa baseada nas questões raciais, no resgate das raízes e cultura africana, incluindo a religiosidade.

Ele cita referências importantes para essa direção, notáveis artistas do barroco mineiro, como o grande escultor Aleijadinho, que também era negro, filho de uma escravizada; além do pintor Manuel da Costa Ataíde, que em suas obras representou anjos e santos de pele escura e traços mestiços. Além desses grandes nomes, Jorge dos Anjos conta que foi aluno de Jair Afonso Inácio, seu primeiro professor de pintura e restauração, homem negro e pioneiro na preservação do patrimônio artístico brasileiro, considerado o maior restaurador do país.

Jorge também foi aluno de ilustres professores, como Amílcar de Castro e Nello Nuno, excepcionais artistas brasileiros. Com Amílcar aprendeu muito sobre a arte concretista, fortemente marcada em suas obras. “A questão do concretismo veio através do Amílcar, digo que ele me deu régua e compasso para compreender melhor o espaço, para trabalhar melhor o espaço, a dimensão do espaço, o que é essa questão do espaço, a composição, a estrutura e o pensamento dessa plasticidade, dessa construção de fato”, diz.

Ouça o podcast na íntegra e conheça sua trajetória pelo desenho, escultura e pintura: https://spotify.link/XhsnFhnTuDb

Acompanhe o trabalho do artista Jorge dos Anjos no Instagram.

Corredor Cultural 174 Podcast é um projeto que disponibiliza mensalmente no Spotify conversas com artistas, músicos, escritores, cineastas, agentes culturais e demais pessoas que pensam, respiram e produzem cultura. “Corredor”, pelo fato do Centro Cultural UFMG estar situado no corredor cultural Praça da Estação e também no sentido de espaço de passagem, onde transitam ideias, movimentos e expressões artísticas em Belo Horizonte. “Cultural”, pois a temática será sempre cultura e “174” é o número de localização da instituição na Avenida Santos Dumont.

Corredor Cultural 174 Podcast
O podcast de cultura do Centro Cultural UFMG.
Uma vez por mês no Spotify