Artistas que integram o grupo de pesquisa ESTE, da Escola Guignard, inauguram exposição

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘Adjacências’, dos artistas Bruna Mibielli, Claudia Renault, Edna Moura, Isaura Pena e Rodrigo Castilho, com curadoria de Sebastião Miguel, na sexta-feira, dia 10 de novembro de 2023, às 19 horas. A mostra reúne produções que exploram a multiplicidade de abordagens do espaço e da relação com o entorno, refletindo sobre a paisagem, a realidade, as mudanças provocadas pelo homem e o conceito de lar. As obras poderão ser vistas até 17 de dezembro de 2023. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

‘Adjacências’ busca evocar os lugares próximos a nós, as redondezas do nosso cotidiano, apresentando paisagens vivas e em constante movimento, que incluem seres, pedras, mares, montanhas e árvores. A exposição também explora o conceito de lugar e como a paisagem se relaciona com isso. Antes de ser uma paisagem, qualquer lugar é um local. A paisagem se forma a partir das camadas de lembranças e dos estratos de rochas.

Cada artista traz sua própria experiência têmporo-espacial das adjacências, explorando a imprecisão das periferias do pensamento e o exercício contínuo do olhar. Desde 2020 eles têm se dedicado às investigações teóricas e práticas que culminaram nesta mostra.

Bruna Mibielli explora a temporalidade da natureza, especialmente da água, em suas obras, desafiando os limites da representação da paisagem.

Claudia Renault traz troncos de árvores retirados de sua região, questionando a relação entre arte e vida, e como a paisagem pode ser moldada pelo homem.

Edna Moura investiga elementos ínfimos da paisagem, como o pó e pigmentos, e utiliza impressões para expressar a paisagem de forma geométrica.

Isaura Pena apresenta desenhos que abordam a questão identitária dos lugares que habita, explorando a relação entre corpo e espaço.

Rodrigo Castilho propõe um percurso que vai do interior da pintura à representação do ambiente externo, explorando a tensão entre geometria e gestos efusivos.

A curadoria é de Sebastião Miguel, também membro do ESTE, artista e professor na Escola Guignard – UEMG.

‘Adjacências’ convida os visitantes a refletir sobre a complexidade das paisagens e como elas se relacionam com nossas experiências pessoais e nossa identidade.

A exposição é uma iniciativa do ESTE: Estudo em Arte, grupo de pesquisa em artes visuais, com base em Belo Horizonte, dedicado à experimentação prática, pesquisa teórica, eventos expositivos, publicações e ensino de arte universitário. Composto por professores, pesquisadores e alunos, o grupo atua na arte contemporânea e tem laços com a Escola Guignard, da UEMG, e a Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas. Sua história remonta as experiências de doutorado no exterior, na Universidade de Coimbra, refletindo seu foco na pesquisa em artes e educação.

Exposição ‘Adjacências’
Bruna Mibielli, Claudia Renault, Edna Moura, Isaura Pena e Rodrigo Castilho
Curadoria: Sebastião Miguel
Abertura: 10 de novembro de 2023 | às 19 horas