Cantor Olivêra apresenta pocket show em podcast de música do Centro Cultural UFMG
No segundo episódio do Podcast Recitais conversamos com o cantor e compositor Olivêra.
Olivêra está há mais de 15 anos nos palcos e é o principal expoente do démodé futurismo, cuja trajetória caracteriza-se pela brasilidade e por seu caráter acessível, irônico e popular, sem ser banal, no melhor estilo rústico/transado.
Em seus três primeiros álbuns, com a alcunha de Marcos Sandália & Meia, Teimoso, vaidoso e outros defeitos mais (2017), Canções Ingratas (2018) e Esqueça a cortesia, rasgue a poesia (2019), Olivêra destacou-se pela linguagem simples, apaixonada, espirituosa e nostálgica, resultando no que a bibliografia definiu como brega-rock-jovem-guardista-conceitual.
Nova fase
No momento em uma nova fase, encabeçada pelo disco Brasileiro Nato (2020), o artista amplia horizontes e entra de cabeça na música tupiniquim, através de canções delicadas, minimalistas, sutis e poéticas. São cantigas, baladas, cirandas, folias e toadas, música caipira, blues, rock, folk, maracatu e mpb, mais elementos cênicos e experimentais.
Em resumo, hoje Olivêra explora sonoridades que vão do samba à música caipira, sem abrir mão das baladas ou da energia eloquente do rock, construindo um terceiro mundo transcendental.
Ouça o programa:
Podcast Recitais
O Podcast Recitais é um projeto que disponibiliza mensalmente no Spotify conteúdos em áudio relacionados à música.
A proposta surgiu para ampliar a programação online do espaço, oferecer ao público da internet uma discussão sobre o universo musical, além de dar visibilidade aos artistas, que estão tendo que encontrar formas de se reinventar neste momento de distanciamento social.
Os convidados contam com espaço para apresentarem seus trabalhos autorais, sejam os que estão começando sua trajetória nos palcos e até mesmo os já consagrados.
Onde acessar
O podcast de música do Centro Cultural UFMG é publicado vez por mês no Spotify.