Centro Cultural UFMG recebe exposição dos formandos em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG

Centro Cultural UFMG recebe exposição dos formandos em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição coletiva ‘Entreato’, dos formandos em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG, com curadoria de Hugo Houayek e Projeto Piscinão. A mostra destaca os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante a trajetória do curso, explorando uma ampla variedade de materiais e suportes, como a pintura, a gravura, a instalação, a escultura e a performance, apresentando a poética individual de cada artista. O evento acontece no dia 23 de agosto de 2024, sexta-feira, às 19 horas. As obras poderão ser vistas até 29 de setembro de 2024. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

‘Entreato’ reúne produções dos formandos Analu Rocha, Beatriz Pessoa, Bianca Nithack, Edinara Melo, Isa Lambári, Juliana Sarti, Mara Sifuentes, Pauline Aimê, Pedro Biagini, Pedro Leal, Thalita Amorim e Yan Nicolas.

Entreato – por Laura Dias

Em uma peça teatral, o entreato consiste no lapso de tempo entre os atos. A exposição dos formandos no curso de Artes Visuais não é apenas um momento de pausa, é o momento de celebrar a experiência do primeiro ato, a graduação. É também um momento de reflexão e recuperação de fôlego até a próxima cena. Nesse momento de acolher o passado e de abertura de novos caminhos, os artistas unem suas memórias e investigações em uma exposição coletiva, convidando o público a se envolver com cada uma delas.

Beatriz Pessoa, Edinara Melo e Juliana Sarti mergulham nas águas do luto, do silêncio e da violência. Seja acolhendo a si mesma em uma coleção de autorretratos, criando uma pilha de memórias acumuladas ou trançando a vida junto ao corpo, elas abrigam suas cicatrizes e dão voz aos seus sentimentos. Em contraste, as obras de Bianca Nithack e Pauline Aimê fluem suavemente como a leveza das correntes que buscam seu curso. Numa tentativa de desenhar seu próprio destino, aguadas mancham o suporte enquanto o percorrem e traços riscam caminhos orgânicos, porém bem delimitados.

Analu Gomes e Isa Lambári exploram a relação entre o ser humano, o corpo e a natureza. Utilizando a pintura para enraizar suas inquietações, elas tecem discursos que entrelaçam questões socioambientais e de gênero, evocando uma reflexão sobre a nossa desconexão com a natureza.

Pedro Biagini emprega a ironia para criar uma ação fictícia contra as árvores, estabelecendo um paralelo com as fake news e os movimentos radicais online. Paralelamente, Mara Sifuentes e Pedro Leal questionam a permanência e a utilidade da matéria, reconfigurando situações comuns através da prática artística ao fundir materiais do cotidiano com elementos plásticos, resultando em obras que desafiam a funcionalidade e subvertem a ordem usual das coisas.

Por sua vez, Thalita Amorim e Yan Nicolas dedicam-se a explorar questões políticas que desafiam o espaço que ocupam. Thalita questiona as estruturas institucionais em “Escola de Quais Artes?”, no qual utiliza a identidade visual da Escola de Belas Artes da UFMG para provocar uma reflexão crítica sobre o modelo acadêmico da instituição. Yan, apropriando-se da densidade da cor preta para recriar experiências de pessoas negras, questiona a inserção desses corpos no sistema. Assim, ambos criam maneiras de tensionar e reconfigurar o que está socialmente estabelecido.

Ao unir suas investigações os artistas não apenas compartilham suas jornadas, mas também convidam o público a se engajar nesse diálogo, percorrendo a exposição e interagindo com as obras. Dessa forma, a exposição ‘Entreato’ transforma-se em um momento de celebração e reflexão sobre o percurso da graduação. É um espaço para reconhecer e valorizar o progresso alcançado, apreciar as experiências vividas e, simultaneamente, renovar as energias para o próximo ato.

Coordenação:
Projeto Piscinão – Orientadoras: Prof.ª Brígida Campbell e Prof.ª Rachel Cecília.
Monitoras: Isabella Rosendo e Laura Dias.

Ficha Técnica:
Realização: Colegiado do curso de Artes Visuais.
Apoio: Centro Cultural UFMG.
Curadoria: Hugo Houayek e Projeto Piscinão.
Texto Curatorial: Laura Dias.

 

Exposição ‘Entreato’ – Formandos em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG – 2024/1
Abertura: 23 de agosto de 2024 | às 19h
Visitação: até o dia 29/09/2024
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Grande Galeria
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Consulte rotas e meios para chegar

Lembre-se: é recomendável o uso de máscara nos espaços do Centro Cultural UFMG mesmo para imunizados