Centro Cultural UFMG abre inscrições para oficina ‘As plantas como memória da diáspora’

Centro Cultural UFMG abre inscrições para oficina ‘As plantas como memória da diáspora’

No dia 22 de novembro de 2024, sexta-feira, das 14h às 17h, o Educativo do Centro Cultural UFMG realiza a oficina ‘As plantas como memória da diáspora’, ministrada pelo artista visual Fernando Costaa, em celebração ao mês da Consciência Negra. A atividade é gratuita, mediante inscrição, com classificação indicativa de 16 anos.

As plantas como memória da diáspora

A oficina tem como proposta investigar a memória da diáspora através da impressão das plantas de origem africana presentes no cotidiano. A prática da impressão propicia um espaço de pesquisa e reflexão estética aos participantes, dessa forma, eles terão a oportunidade de agregar às imagens produzidas informações e sensações que ativam suas lembranças afetivas. O objetivo da atividade é proporcionar uma experiência de criação artística a partir de uma temática sócio-histórica: a diáspora africana e sua importância na construção da identidade brasileira.

Público-alvo: pessoas interessadas na temática.

Inscrições

Interessados podem se inscrever pelo formulário online https://forms.gle/Y3fWyg23p54K6QQL9 do dia 13 a 20 de novembro de 2024, constando nome completo, e-mail, telefone para contato e idade.

Vagas

Estão abertas 12 vagas, com inscrição e participação gratuita A carga horária é de três horas.

Observação: o material será fornecido pelo Centro Cultural UFMG.

Dúvidas

Eventuais dúvidas e esclarecimentos deverão ser tratados pelo e-mail educativoccultufmg@gmail.com e ou pelo telefone (31)3409-8285.

Ministrante: Fernando Costaa, 1977, artista e geógrafo do Sul Global, baseado na cidade de Belo Horizonte, Brasil. É graduando em Artes Visuais com habilitação em Gravura e graduado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Investiga as múltiplas relações entre corpo, memória, gravura, fotografia, instalação e desenho. Em sua poética, o corpo negro, constituído subjetivamente numa sociedade escravocrata e racista, busca se contrapor à lógica hegemônica através da reconexão com sua ancestralidade afro-indígena, do trabalho coletivo, da luta antirracista e anticapitalista, bem como pelo fortalecimento da noção de que o Sul é o norte. Colabora em projetos artísticos do Sul Global, principalmente da América Latina e Ásia.

Oficina ‘As plantas como memória da diáspora’ – Fernando Costaa
Data: 22 de novembro de 2024
Horário: 14h às 17h
Inscrição e participação gratuitas com classificação indicativa de 16 anos.

O Centro Cultural UFMG fica na Av. Santos Dumont, 174 – Centro | BH

Consulte rotas e meios para chegar