Centro Cultural UFMG recebe esculturas de José Amâncio de Carvalho

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘Transfigurações’, do artista plástico José Amâncio de Carvalho, na sexta-feira, dia 22 de dezembro de 2023, às 19 horas. A mostra reúne uma série de esculturas tridimensionais e poderá ser vista até 4 de fevereiro de 2024. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

Transfigurações

Em ‘Transfigurações’ José Amâncio de Carvalho expõe uma série de esculturas tridimensionais que satirizam figuras em transformações e em formatos estéticos de agrados visuais.

“Seria uma poética do riso?
Seria por acaso humor quixotesco?
Ou uma construção de um mundo lúdico que agrada aos olhos e aos sentimentos daqueles que curtem as diferentes formas do fazer artes?”, questiona o artista.

Trajetória artística

José Amâncio de Carvalho carrega uma bagagem com milhares de obras em sua trajetória artística, que estão espalhadas pelo Brasil e exterior. Desde 1970 vem produzindo intensamente, o que explica o seu considerável currículo.

“A arte faz parte da minha vida, do meu dia a dia, da minha satisfação e do meu ego. Não tenho o hábito de produzir mesmices e sim de criar novas imagens para satisfazer meus conhecimentos técnicos artísticos”, explica o artista.

O artista

José Amâncio de Carvalho nasceu em Passa Tempo, Minas Gerais, em 1946. Formou-se em Artes Plásticas pela Escola Guignard – UEMG em 1974 e especializou-se em Artes Plásticas pela UFMG em 1982. Entre os anos de 1971 e 2007 recebeu seis prêmios de esculturas em salões nacionais e dois títulos de destaque das artes e escultor do ano. Entre 1970 e 2008 somou 30 participações em salões nacionais de arte. Entre 1971 e 2019 realizou 17 mostras individuais e integrou 46 exposições coletivas. Entre 1971 e 1978 atuou como professor de cerâmica/modelagem na FUMA e Escola Guignard. Entre 1974 e 1999 foi professor na Escola de Belas Artes da UFMG, ministrou oficinas em vários Festivais de Inverno e cursos de cerâmica e escultura em pedra pelo programa ‘Fundo de Amparo ao Trabalhador’ do Governo de Minas Gerais. Entre 1989 e 2010 recebeu oito prêmios de poesias. Entre 1988 e 1992 teve poemas publicados na Revista Literária da UFMG. Em 2016 publicou o livro de poemas ‘Soldas Poéticas’. Suas esculturas podem ser vistas em museus, acervos e praças públicas.

Exposição ‘Transfigurações’ – José Amâncio de Carvalho
Abertura: 22 de dezembro de 2023 | às 19 horas
Visitação: até o dia 04/02/2024
Terças a sextas: 9h às 20h