Chico Rezende propõe experiência imersiva e interativa em exposição

Chico Rezende propõe experiência imersiva e interativa em exposição

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição individual ‘maison’, do artista plástico Chico Rezende. A mostra reúne objetos, fotografias, desenhos, peças de vestuário, colagem, mobiliário e uma instalação sonora, pensada para oferecer uma experiência imersiva e interativa para o público. O evento acontece no dia 28 de março de 2024, sexta-feira, às 19 horas. As obras poderão ser vistas até 04 de maio de 2025. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

maison – por Chico Rezende

Os trabalhos que compõem a exposição foram produzidos ao longo dos últimos anos, entre 2016 e 2025, no trânsito entre Belo Horizonte e o ateliê do artista, na Serra do Intendente, no município de Santana do Riacho, Minas Gerais.

Com títulos irônicos e marcadas pela presença de objetos cotidianos, as obras expõem tensões políticas, sociais e psicológicas de forma lúdica, que abrem espaço para questionamentos e despertam no público o gosto pelo exercício crítico e criativo.

A mostra estabelece relações entre corpos – do artista e do público –, propondo diálogos abertos. As obras interativas convidam os visitantes a investirem tempo e energia sem qualquer promessa de retorno. Outras, contemplativas, criam um estado de alerta e convocam o espectador a estabelecer relação com o espaço.

Maison é a construção de um ambiente. É espaço de vínculo e recolhimento, relação e troca.

Sobre o artista

Natural de Belo Horizonte, Chico Rezende é artista plástico formado pela Escola Guignard, com habilitação em escultura e desenho. Participou de mostras coletivas e individuais, como a Bienal de Desenho da Paraíba, em João Pessoa/PB (2002), Instalação Cupins – Casa da Pólvora – João Pessoa/PB (2006), Exposição OQSPSDUH? – Belo Horizonte/MG (2016), Um erro inesperado aconteceu – Periscópio Arte Contemporânea – Belo Horizonte/MG (2016), Beco com saída – Ocupação – Belo Horizonte/MG (2022), Sobre isso, sobretudo sobre tudo isso – Museu Mineiro – Belo Horizonte/MG (2024). Maison é sua primeira mostra individual em Belo horizonte.

Exposição ‘maison’ – Chico Rezende
Abertura: 28 de março de 2025 | às 19h
Visitação: até o dia 04/05/2025
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Sala Ana Horta
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Consulte rotas e meios para chegar

Lembre-se: é recomendável o uso de máscara nos espaços do Centro Cultural UFMG mesmo para imunizados