Com ingressos esgotados, ‘Os orixás’, do Giramundo, voltam aos palcos no Centro Cultural; conheça o grupo
Com duração de uma hora, o grupo de bonecos Giramundo apresenta nesta sexta-feira, 3 de março, o espetáculo ‘Os Orixás’. O evento, programado para as 18h, no Centro Cultural UFMG, encerra a programação do 17º Festival de Inverno da UFMG, que neste ano guiou suas atividades a partir do tema Cultura, Memória e Democracia: ação cultural na universidade nas décadas de 1960 a 1980.
Com entrada gratuita, os ingressos do espetáculo já estão esgotados.
Remontagem
Os Orixás é uma remontagem do último espetáculo dirigido pelo criador do Giramundo, Álvaro Apocalypse, em 2001. O espetáculo apresenta a gênese do mundo, da terra e do homem e a riqueza do panteão africano, seus deuses e heróis, sua mitologia e sua cosmogonia.
A trilha sonora foi composta por Sérgio Pererê, com instrumentos como flautas de bambu, nbiras, ronrocos, tamas, recos e djembés.
Encantamento
O grupo de teatro de bonecos Giramundo já montou mais de 30 espetáculos, construindo um acervo de aproximadamente 1.500 bonecos, que se encontram em sua sede, em Belo Horizonte.
A história do grupo está ligada aos artistas plásticos e professores da UFMG Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, que o criaram em 1970. No ano seguinte, estrearam a peça ‘A Bela Adormecida’, encantando o público, conforme ensaio fotográfico publicado no blog Medium UFMG.
Ainda de acordo com a reportagem, a atual diretora do grupo e filha de Álvaro e Terezinha, Beatriz Apocalypse, relata que seus pais se inspiraram nos teatros de bonecos da França e trouxeram o conceito para o Brasil. “Meus pais já tinham um histórico com animação e escultura, por isso o interesse pelos bonecos”, conta Beatriz.
Parte da história do grupo e da construção de seus bonecos pode ser conferida no vídeo acima, da UFMG, produzido no 49º Festival de Inverno da UFMG, em 2017
[Imagem de capa: boneco de ‘Os Orixás’, do Giramundo, 2017. Lucas Braga/UFMG]
Espetáculo ‘Os Orixás’
Grupo Giramundo
Ficha técnica
Texto, bonecos e concepção original: Álvaro Apocalypse
Direção geral: Beatriz Apocalypse
Produção executiva: Ricardo da Mata
Direção musical: Sérgio Pererê
Assistente de direção: Ana Fagundes
Direção de atores: Beatriz Apocalypse e Ulisses Tavares
Direção de vídeo: Ulisses Tavares
Marionetistas: Ana Fagundes, Beatriz Apocalypse, Hot Apocalypse, Ulisses Tavares, Leo Campos, Endira Drumond
Iluminação: Ricardo da Mata