Companhia de Teatro participa de podcast sobre residência artística do Centro Cultural UFMG

No sexto episódio do Podcast Residência Artística conversamos com alguns dos integrantes da Companhia de Teatro, atualmente formada por Luiz Paixão, Mariana Bizzotto, Bruno Hilário, Isabella Saibert, Arthur Bello, Alberto Tinim, Nah Rachid e Luciana Veloso.

Criada em 1993 pelo diretor teatral Luiz Paixão e pela atriz Anália Marques, sua atividade não se limita às produções teatrais, estendendo-se também à pesquisa estética e à qualificação de profissionais de teatro, sendo reconhecida como uma das companhias mais atuantes e premiadas de Belo Horizonte.

A Companhia de Teatro surgiu da necessidade de pensar em uma produção que tivesse a assinatura de seus fundadores de maneira mais efetiva, bem como da necessidade de desenvolver uma linguagem e um aprofundamento estético e ideológico do teatro.

O primeiro espetáculo realizado pelo grupo – Sob o signo do prazer – já delimitou um pouco o campo investigativo e a pesquisa que pretendiam se dedicar, a partir daí eles foram se aprofundando nos estudos e suas inquietações pessoais se transformaram em inquietações coletivas.

Trajetória1127
Segundo Luiz Paixão, em 1996 eles viveram um momento muito complicado no ensino do teatro em Belo Horizonte. Havia as escolas profissionalizantes, que seguiam um rigor muito grande, além das escolas livres que, em sua percepção, pecavam pela qualidade.

Sendo assim, foi fundada a Companhia de Teatro Escola de Arte, para que se aproximasse do rigor dos cursos profissionalizantes e, ao mesmo tempo, tivesse a liberdade dos cursos livres, possibilitando uma nova postura de formação. A escola permaneceu ativa durante 20 anos e formou pessoas importantes do cenário teatral mineiro e brasileiro.

Destaques
Luiz pauta os espetáculos desenvolvidos pela Companhia de Teatro que merecem destaque, dentre eles Sob o signo do prazer, que inaugurou o grupo; Medéia, vencedor de três prêmios importantes no Festival de Teatro de São José do Rio Preto, em 1999, abrindo portas para a companhia no país; além de Fausto; Troianas e Capitão Fracasso.

O diretor apresenta um carinho muito especial por Capitão Fracasso, pois a peça tem uma relação bem próxima com a vida do grupo e com a sua própria carreira. A montagem é muito querida e respeitada pelo público, consolidou a companhia na América Latina, está proporcionando abertura para outras regiões do mundo e é o cartão de visitas deles.

Perspectivas
A Companhia de Teatro participou de duas residências no Centro Cultural UFMG, inclusive boa parte de Capitão Fracasso foi concebida na instituição.

Eles nos contam das possibilidades que o espaço oferece para o fortalecimento de seus trabalhos, da importância da Residência Artística para os grupos de pesquisa independentes, da segurança de ter um local durante um ano para desenvolver a arte, do intercâmbio de conhecimento que um grupo compartilha com o outro e de toda a movimentação artística que rege o lugar.

Para finalizar, no podcast, os artistas apresentam as dificuldades e perspectivas para o atual cenário do teatro em Belo Horizonte, os problemas resultantes das leis de incentivo e o público reduzido com a reabertura dos espaços culturais.

Além disso, eles nos falam dos projetos da Companhia de Teatro para 2021 e 2022, a vontade de produzir Macbeth do dramaturgo inglês William Shakespeare, a parceria com outro grupo de teatro da América Latina em um trabalho a partir da obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht e a continuidade de Capitão Fracasso.

Para ouvir o podcast na íntegra acesse:

Conheça a Companhia de Teatro no Facebook, Instagram e YouTube.

Podcast Residência Artística
O Podcast Residência Artística é um projeto que disponibiliza mensalmente no Spotify conteúdos em áudio relacionados ao desenvolvimento da pesquisa e experimentação das artes visuais, dança, performance, teatro, música e literatura.

A proposta surgiu para ampliar a programação online do espaço, oferecer ao público da internet uma discussão sobre o estudo das artes, além de dar visibilidade aos residentes da casa, que foram lançados em novas rotinas de pesquisa.

Os convidados terão espaço para dialogarem sobre essa imersão, seus processos criativos, suas experiências, trajetórias, produções artísticas e resultados.

Onde acessar
Uma vez por mês no Spotify do Centro Cultural UFMG