Conversa com o artista: Paulo Nazareth fala sobre o papel da gravura em sua produção artística
No dia 27 de novembro de 2024, próxima quarta-feira, das 15h às 17h, o Centro Cultural UFMG recebe o artista visual mineiro Paulo Nazareth para a conversa ‘A gravura e suas encruzilhadas’, mediada pelo professor de gravura em metal da Escola de Belas Artes da UFMG George Gutlich. A atividade é um desdobramento da exposição ‘O atelier como encruzilhada: práticas e discussões em torno da gravura’. A entrada é gratuita, com classificação livre.
A gravura e suas encruzilhadas
Paulo Nazareth falará sobre o papel da gravura em sua produção artística, a relação entre gravura e fotografia, problematizando a noção de gravura como meio múltiplo e volante. Outros aspectos como as questões ligadas ao poder de circulação da imagem impressa e a gravura como elemento comunicador serão debatidas na conversa, que terá o professor George Gutlich como mediador.
Sobre o artista
Paulo Nazareth, homem velho nascido em Nak Borun (Vale do Rio Doce), Minas Gerais/Pindorama (BR), vive e trabalha pelo mundo. Vivendo como errante mundano, Nazareth apresenta uma obra que é muitas vezes resultado de gestos precisos e simples, que trazem ramificações mais amplas, sensibilizando para questões ligadas à imigração, racismo e colonialismo. Trabalha com o que vem chamando Arte de Preceito. Embora seu trabalho possa se manifestar em vídeo, fotografia e objetos colecionados, seu meio mais forte é o cultivo e construção de relacionamentos com indivíduos que cruzam o seu caminho – especialmente aqueles colocados à margem devido ao seu status legal ou reprimidos pelas autoridades governamentais.
Conversa com o artista Paulo Nazareth: ‘a gravura e suas encruzilhadas’
Data: 27 de novembro de 2024
Horário: das 15h às 17h
Local: Auditório do Centro Cultural UFMG
Entrada gratuita
Classificação livre
O Centro Cultural UFMG fica na Av. Santos Dumont, 174 – Centro | BH