Eugênio Tadeu abre ciclo do projeto Aulas Abertas sobre música e performance musical

Eugênio Tadeu abre ciclo do projeto Aulas Abertas sobre música e performance musical

Os próximos vídeos do projeto Aulas Abertas trazem falas de especialistas sobre “Música e performance musical”. Os convidados deste ciclo apresentam seus universos criativos da composição, apresentação musical e performance cênico-musical, campos distintos da arte que interagem para que o espetáculo aconteça. Essa abordagem ímpar traz a oportunidade de vivenciar propostas diferenciadas na área da Música.

Eugênio Tadeu, professor da UFMG, inaugura o assunto e fala sobre “Brincadeira, música e cena”, temas que se intercalam e que ele vem trabalhando há muito tempo.

A arte, de forma geral, tem uma semelhança muito grande com o brincar, afirma Eugênio. Ele vê muito isso nas canções, no modo de fazer música e no próprio brincar, pois existem regras, estruturas, formas, questões que são relativas ao espaço e tempo, a participação das pessoas e a inter-relação entre essa materialidade que se refere ao jogo como processo artístico.

Nesse contexto, o professor cita o holandês Johan Huizinga, um dos grandes pensadores da questão lúdica.

Brincadeira
Para o professor, as questões musicais estão presentes na brincadeira, no movimento, no ritmo, na pulsação e leva a crer, não só pela crença, mas pela experiência, que as relações musicais são muito próximas das possibilidades internas que uma brincadeira nos mostra.

A relação sonora que a gente faz entre um som e outro é fruto das nossas experiências culturais, desde quando nascemos, com as escutas das cantigas de ninar, do que ouvimos em nossas famílias, nas escolas e em outros lugares das nossas relações sociais.

Cena musical
Tadeu diz que essa relação entre a música e o movimento, que tem na brincadeira, eles trazem para a cena musical e titulam de cênico-musical. Ele explica que não é a mesma coisa que um teatro musical, um musical, uma música do teatro, ou um teatro musicado, e sim uma cena na qual música e movimento estão relacionados.

Quando se faz um trabalho cênico-musical a estrutura do movimento é pensada a partir dos estímulos e das referências sonoras que carregamos e uma característica bem interessante é que não se repete aquilo que uma canção está dizendo ou o que um som está reproduzindo.

Assista, a seguir, ao vídeo:

Eugênio Tadeu
Eugênio Tadeu é professor da graduação em Teatro e do Prof-Artes da Escola de Belas Artes da UFMG. Integrante do Grupo Serelepe, membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Abrace), do Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha (Mocilyc) e do Movimento Música e Infância (Movmi). Coordenou o Pandalelê – Laboratório de Brincadeiras e integrou o Duo Rodapião. Doutor em Artes – Teatro e Mestre em Educação.

Aulas Abertas
O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana é publicada uma nova aula nos canais do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição. Confira aqui os vídeos do projeto.