Espetáculo: “De onde nascem as margens?”

27 de setembro de 2019 às 18:00 - 19:00
  • Este evento já passou.

Alunos do Teatro da UFMG apresentam espetáculo no Centro Cultural UFMG

Na sexta-feira, dia 27 de setembro de 2019, às 18 horas, o Centro Cultural UFMG recebe alunos do curso de graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG para a apresentação do espetáculo “De onde nascem as margens?”. A peça é resultado da disciplina Prática de Criação Cênica A, da professora Bya Braga, responsável pela direção cênica e coordenação acadêmica. A entrada é gratuita e integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG. Classificação: 12 anos.

A educação foi a temática proposta para a criação do espetáculo coletivo e colaborativo, que teve como inspiração inicial A Educação pela noite, de Antonio Candido, pensando na prática de uma educação libertária e na necessidade de uma discussão crítica sobre o tema no momento atual brasileiro. A montagem permitiu aos estudantes vivenciarem experiências do teatro de grupo e composições de ações físicas pelo movimento expressivo.

De onde nascem as margens? nasceu de um processo criativo intenso, crítico e bem humorado, que expressa a singularidade dos participantes, seja por meio de subtemas escolhidos para a composição de cenas, seja na produção artística específica com atuações, dramaturgias distintas (gestual, textual, de luz, espaço e som) e direção.

E foi pela noite. Pela noite se educaram e se reeducaram quando houve o ápice e a colisão. Para evitar uma evasão, escolheu-se a morte da utopia. Os sonhos de antes já não puderam existir. Certa margem se levantou, surgindo insurgente, cortante. Outras foram, então, caladas.
A educação parou no dia.
O lugar no qual as margens se encontravam, os caminhos se cruzavam e onde todos podiam viver sua diversidade, sofreu um desmonte.
O capital assola, a escola se arruína mais e mais. E os indivíduos que ali estão?…
Como, então, reviver uma educação pela noite?
Como nos relacionar com as margens? E de onde elas nascem? O que elas têm sido e poderiam ser? Limites? Fronteiras? Ou poderiam ser um entre lugar?
“De onde nascem as margens?” é um espetáculo no qual a educação e o ambiente escolar se movem entre conflitos e depoimentos sinceros surgidos diante da dúvida sobre o mundo atual, da necessidade de sobrevivência e do caos social.
Nas cenas a utopia balança. Rimos, mas das angústias mostradas. E vozes gritam por liberdade, pela alegria, querendo ser ouvidas.
Diante do caos é possível hoje resistir? Ressurgir?
Que venha a noite.

Bya Braga (Maria Beatriz Braga Mendonça) é atriz e diretora cênica, professora associada e pesquisadora na área de Atuação e Improvisação performativas na UFMG, desde 1993. Está vinculada ao Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes, tendo realizado, em 2018, Pós-doutorado na New York University – Performance Studies Department, com a supervisão do Prof. André Lepecki.

Os atores estudantes do espetáculo cursavam, no momento de composição do espetáculo, o quarto período da graduação em Teatro (Bacharelado e Licenciatura) da Escola de Belas Artes – UFMG, no 1º Semestre de 2019.

Ficha artística e técnica:
Direção cênica e Coordenação acadêmica: Profª Bya Braga (Maria Beatriz Braga Mendonça).
Atuação: estudantes Alex Zanonn, Ana Moura, Bárbara Brito, Bruno Pimenta, Camila Gabriela, Cristiani Stefany Fonseca, Cristiano L.B., Kelly Souza, Lisander Willmore, Luis Mafra, Mat Carsan Cardoso, Naiara Augusta, Patrícia Coelho Costa.
Dramaturgia Geral: criação coletiva e colaborativa (incluindo dramaturgias textuais dos estudantes Alex Zanonn, Bruno Pimenta, Cristiani Fonseca, Kelly Souza, Naiara Augusta, Camille Latron Llorens e da professora Bya Braga).
Iluminação (criação e operação): Eliezer Sampaio.
Assistência de iluminação e montagem de luz: Ismael Soares.
Figurino: Halyson Félix com a colaboração do grupo de estudantes na confecção.
Cenografia: criação da Disciplina Oficina de Cenografia, com orientação do Prof. Ed Andrade. Estudantes: Aya Oliveira, Camille Latron Llorens, Gabriel Pinter, Mateus Viana e Maya Portugal.
Assistência de cenografia e cenotecnia: Daniel Ducato
Produção Executiva: Ana Moura, Bruno Pimenta, Luis Mafra, Maya Portugal, Aya Oliveira.
Orientação Musical: Prof. Ernani Maletta e estudante João Vasconcelos (Curso de Graduação em Música-EM-UFMG).
Operação de som e vídeo: João Vasconcelos
Filme de Animação: Estudantes Micaelle Ariel de Britto e Otávio Azevedo Garcia do Curso de Graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais-EBA-UFMG.
Confecção de Máscaras Neutras e Máscara do Capitão (Commedia dell’Arte): Tarcísio Ribeiro Jr.
Adereços e Máscara do Pássaro: Halyson Félix, Cristiano L.B, com a colaboração do grupo de estudantes na confeção.
Design gráfico: Estudantes Alex Zanonn e Bruno Pimenta.
Fotografia: Cléber Falieri.
Realização: Disciplina Prática de Criação Cênica A – Curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, 1º Semestre de 2019.

Projeto Baixo Centro En[cena]
O Baixo Centro En[cena] faz parte da programação do Circuito Cultural realizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG nos Campus e equipamentos de cultura da universidade. O projeto tem como objetivo oferecer ao público do baixo centro de Belo Horizonte uma programação gratuita de espetáculos teatrais toda última sexta-feira do mês, às 18h30. Uma opção de lazer e fruição com qualidade técnica e estética.

“De onde nascem as margens?”
Data: 27/09/2019
Local: Auditório do Centro Cultural UFMG