Exposição coletiva apresenta obras associadas ao devir drag como abordagem política, estética e discursiva

Exposição coletiva apresenta obras associadas ao devir drag como abordagem política, estética e discursiva

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição coletiva ‘a Coisa dRag’, de 34 artistas emergentes e consolidados no circuito da arte brasileira, com curadoria de Sandro Ka e assistência curatorial de Elis Rockenbach. A mostra apresenta obras relacionadas ao fenômeno drag e seus elementos de transgressão. O evento acontece no dia 4 de abril de 2025, sexta-feira, às 19 horas. As obras poderão ser vistas até 16 de maio de 2025. A entrada é gratuita e tem classificação indicativa de 12 anos.

a Coisa dRag

A mostra é resultado de um amplo mapeamento realizado em 2024, integrado à pesquisa ‘A dragficação como fenômeno cultural e problemática na produção artística contemporânea’ (PRPq/UFMG), desenvolvida na Escola de Belas Artes da UFMG. A partir desse levantamento, o conjunto exposto revela um recorte da produção de artistas atuantes em diversas partes do país, como Amorim, Carambola, Cassandra Calabouço, Efe Godoy, Sarita Themônia, Karine Mageste, Lia Menna Barreto, Rafa Bqueer, Renato Morcatti, Tatiana Blass e Thix, entre outros.

A ‘dragficação’ é o mote curatorial da exposição, entendida como um fenômeno manifesto na arte contemporânea, presente em temáticas, nos modos operativos e nos elementos imagéticos e discursivos em obras e poéticas que tomam o fenômeno drag como zona de criação ou que, a esse universo estético, se associam ou são livremente associados.

As obras apresentadas reforçam zonas de tensão, seja em seus discursos ou na visualidade que evidenciam, refletindo críticas aos padrões, valores e às convenções sociais relacionadas ao corpo, ao gênero, ao território e à cultura. Trata-se de poéticas que irrompem em formas performativas, discursivas e visuais, de tensionamento e provocação. Como visualidade e conceito, as obras elaboram-se a partir da mistura/montagem de elementos dos mais variados contextos e significados, produtores de estranhamentos, contradições e rupturas de limites e modelos estabelecidos tanto na sociedade quanto na arte.

‘a Coisa dRag’ reúne produções dos artistas Adriano Basilio, Amorim, André Venzon, Augusto Fonseca, Avilmar Maia, Caio Mateus, Camila Moreira, Carambola, Carolina Sanz, Cassandra Calabouço, Cavi Brandão, Cynthia Loeb, Dods Martinelli, Efe Godoy, Lili Bertas, Elis Rockenbach, Sarita Themônia, Glau Glau, Hugo Houayek, Ítalo Carajá, Karine Mageste, Lai Borges, Lia Menna Barreto, Lorenzo Muratorio, Maria Carolina, Rafa Bqueer, Renato Morcatti, Rodrigo Mogiz, Sandro Ka, Tatiana Blass, Téti Waldraff, Thix, Tolentino Ferraz e Victor Borém.

Ao longo do período expositivo, serão realizadas atividades de ativação, como visitas mediadas e bate-papo com artistas.

Sobre os curadores

Sandro Ka – Artista visual, professor e pesquisador na Escola de Belas Artes da UFMG. Doutor e mestre em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS). Desde 2003, realiza exposições individuais e coletivas em diversas cidades, desenvolvendo produções nas linguagens de desenho, escultura, instalação e intervenção urbana. Em âmbito de pesquisa, possui interesse na área de Poéticas Visuais e nas articulações entre Arte Contemporânea e Profissionalização em Arte, bem como nas relações entre Arte, Política e Sexualidade, com ênfase em Cultura LGBTQIA+. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Ensino em Desenho Contemporâneo – NEDEC (CNPq/UFMG).

Elis Rockenbach (curador-assistente) – Artista visual, fotógrafo e designer gráfico, graduando em Artes Visuais – Desenho (EBA/UFMG). Sua produção artística tem como tema de interesse as gestualidades de afetos LGBTQIA+ e/em seus contextos políticos e históricos. Busca, nessa sensibilidade, a potência do atravessamento, das rasuras e das identidades subversivas. Em âmbito de pesquisa, possui interesse na área de Poéticas Visuais e nas articulações entre Arte Contemporânea e Gênero, bem como nas relações entre Arte, História e Sexualidade. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Ensino em Desenho Contemporâneo – NEDEC (CNPq/UFMG).

Exposição coletiva ‘a Coisa dRag’
Abertura: 4 de abril de 2025 | às 19h
Visitação: até o dia 16/05/2025
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Grande Galeria
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita

Consulte rotas e meios para chegar