Exposição coletiva é inspirada em obras de Marcello Grassmann
O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição do álbum coletivo ‘Grassmannianas’, produzido pelo Ateliê de Gravura da Escola de Belas Artes da UFMG, com curadoria e coordenação da professora Eliana Ambrosio e do professor George Rembrandt Gutlich. A mostra reúne 42 gravuras em homenagem ao centenário de Marcello Grassmann e uma produzida pelo artista. O evento acontece no dia 11 de julho de 2025, sexta-feira, às 19 horas, integrando a programação do 57° Festival de Inverno UFMG. As obras poderão ser vistas até 17 de agosto de 2025. A entrada é gratuita e tem classificação livre.
Grassmannianas – por Eliana Ambrosio
A exposição nasce das comemorações ‘Centenário Grassmann’ em Belo Horizonte. Assim, surgiu a ideia de se produzir um álbum em homenagem ao artista e realizar seu lançamento nesta oportunidade. Revisitar os mestres é prática recorrente na História da Arte. Diversos artistas de renome se renderam a este artifício que permite analisar, estudar e aprofundar seus conhecimentos técnicos e históricos e homenagear seus pares.
Dessa forma, esse projeto de ensino do Ateliê de Gravura da EBA-UFMG, o qual se propôs estudar a obra do artista, revisitando os períodos de sua produção gráfica para que os discentes pudessem elaborar um álbum comemorativo em sua homenagem, em conjunto com artistas convidados e professores, remonta esta tradição.
A concepção de se produzir um álbum permitiu que os alunos revisitassem a obra do artista e dialogassem criativamente com sua produção. Além disso, favoreceu a vivência da prática coletiva e a elaboração e a participação de projetos, tão comum aos ateliês contemporâneos.
As obras pontuam aspectos de trajetória do artista homenageado, permitindo rememorar ou compilar a história de sua produção; travam diálogos diretos com mestre, atualizando sua produção nos debates da contemporaneidade; ou ainda transpõem aspectos de suas poéticas aliadas à obra do celebre gravador.
O álbum foi produzido em uma tiragem de 60 exemplares, contendo textos, 42 estampas e uma impressão póstuma na capa de autoria de Marcello Grassmann. Todos os envolvidos no projeto receberão um exemplar, bem como algumas instituições de renome no cenário nacional e da gravura. Sua exibição no Centro Cultural UFMG, durante o Festival de Inverno de 2025, marca seu lançamento e contribuirá para a divulgação do projeto junto à comunidade de Belo Horizonte.
Sobre o Ateliê de Gravura da Escola de Belas Artes da UFMG
O Ateliê de Gravura da EBA-UFMG tem como filosofia a promoção de uma relação horizontalizada, na qual os saberes são compartilhados por todos e as práticas coletivas são valorizadas. Dessa relação, surgem várias iniciativas, através das quais tanto docentes como discentes têm participado de mostras coletivas para divulgar a produção do ateliê. Estas iniciativas também têm como objetivo ensinar os alunos a organizarem e montarem exposições.
Participantes do álbum
Artista homenageado: Marcello Grassmann.
Artistas convidados: Zizi Baptista, Patrícia Brandstatter, Paulo André Ferreira.
Professores: Eliana Ambrosio, George Gutlich, Maria do Carmo Freitas (Cacau), Marina RB, Ricardo Brugarelli.
Alunos: Alice Augusta, Ana Cristina Torres, Beatriz Midlej, Clara Affonseca, Clara Luz, Dilly Ximenes, Elena Ventura, Farfalla, Fernando Costaa, Guilseppe Francesco, Ian Abreu, Ian Nogueira, Isabella Fonseca, Ítalo Carajá, Jéssica Sampaio, Julia Alves, Júlia Corsino, Juliana Almeida, Laiza Santos, Lara Machado, Leonardo Soares, Leyla Cristófaro, Lívia Spinellis, Lorena Costa, Luan Futemma, Lucas Franco, Lucca Falieri, Luiza Brandão, Naluh Greenhagh, Nana Coelho, Riama, Syl Triginelli, Tobo Eduarda, Yurika Morais.
Sobre os curadores
Eliana Ambrosio é professora de xilogravura da Escola de Belas Artes da UFMG, onde atuou como coordenadora do curso de Artes Visuais de 2012 a 2016. Possui Especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pelo CECOR-UFMG e é mestre e doutora em História da Arte pela Unicamp. Desenvolve trabalhos com xilogravura e gravura em metal, utilizando também outras mídias como fotografia, vídeo e desenho para realizar pesquisas em um campo ampliado, unindo a tradição da gravura com mídias digitais, instalações e livros de artista,
George Rembrandt Gutlich, 1968, São José dos Campos, SP, gravador e professor de gravura em metal na Escola de Belas Artes da UFMG. Bacharel pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, especialista em Museologia pelo Instituto de Museologia de São Paulo, mestre em Ciências Ambientais, doutor em Artes pela Unicamp e pós-doutor em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
Exposição coletiva ‘Grassmannianas’
Abertura: 11 de julho de 2025 | às 19h
Visitação: até o dia 17/08/2025
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Espaço Experimentação da Imagem
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita