Exposição de Shirley Paes Leme evoca a relação estreita com o ar que respiramos

A Pró-Reitoria de Cultura da UFMG, por meio do Centro Cultural UFMG, convida para a abertura da exposição ‘RESPIRAÇÃO’, da escultora, gravadora, desenhista e professora Shirley Paes Leme, na quinta-feira, dia 20 de julho de 2023, às 19 horas. A mostra tem curadoria de Paula Borghi e integra a programação do 55º Festival de Inverno UFMG. As obras poderão ser vistas até 13 de agosto de 2023. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

‘Respiração’ flerta com a herança construtivista e seus desdobramentos. Não pretende evocar o programa construtivista brasileiro, não há desejo de propor significações para sua continuidade, mas ampliar os meios de acesso à obra pela forma, com outros modos de ordenar o espaço visual e a geometria sensibilizada pela vida.

“A ideia do trabalho é a noção de alerta e a percepção aguçada do tempo, rememorando pistas, rastros e restos da vida cotidiana. Ao utilizar filtros de ar-condicionado de carros evoca-se a relação estreita com o ar da cidade, o ar que respiramos. Toda a energia vital está na respiração. O controle de tudo, no ser vivo, está na respiração”, reflete Shirley.

Assim como a vida, repleta de acasos e caminhos não retilíneos, as obras espelham as possibilidades combinatórias e aleatórias da geometria, sem perder o contato com o cotidiano. Formas que geram fluxo e contenção de fluxo, dispostas em arranjos simétricos, trazem consigo a lembrança do aparelho de ar-condicionado do teto do hospital onde a artista costuma frequentar.

Paes Leme afirma que a arte é um meio de assimilação do mundo e através dela se conquista a realidade subjetiva de transformação. Seu trabalho, nos últimos 40 anos, dialoga com a memória, a literatura e a experimentação, acentuando o conceito de tempo, de lugar, de espaço vernacular e urbano, trazendo à tona os resíduos, os rastros e os restos do cotidiano sensível.

Segundo Paula Borghi, curadora da mostra, “picumã, uma teia de aranha negra tomada pela ação da fuligem, é a referência germe da produção da artista, que desde os tempos da graduação trabalha exaustivamente com o ar e o fogo. De forma direta ou indireta é possível notar, em sua trajetória, a presença ativa destes dois elementos. Indo além, se o domínio do fogo marca um divisor de águas na história da humanidade, com a obra de Shirley Paes Leme não é diferente”.

“São trabalhos que alertam sobre os perigos do Antropoceno; período em que o impacto humano sobre a Terra é tão intenso que mudou seu tempo geológico, de modo que ela não consegue mais se regenerar. ‘Respiração’ não deixa dúvidas de que, se a humanidade não rever seus hábitos agora, em pouco tempo não será mais possível respirar”, conclui a curadora.

Shirley Paes Leme (Cachoeira Dourada, MG/GO, 1955. Vive e trabalha em São Paulo.) iniciou sua formação artística em 1975, no curso de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, onde foi aluna de Amilcar de Castro. Na década de 1980, estudou na University of Arizona, no San Francisco Art Institute, na University of California e na John F. Kennedy University, onde obteve o título de doutora em 1986. Foi bolsista da Fundação Fullbright de 1983 a 1986. Em 1999, participou do programa Artista em Residência no Kunstlerhaus Bethanien, em Berlim. Participou de mostras no Museu de Arte de Brasília (1989); Bienal de Lausanne (1993); Bienal da Polônia (1995); Bienal do Mercosul (1999); Bienal de La Habana (Cuba, 2000); Mostra do Redescobrimento: Brasil +500; Musée d’Art Contemporain de Bordeaux (França, 2001). Seu trabalho está presente em importantes coleções no Brasil e no exterior, como Museu de Arte Moderna de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo; Museu Nacional em Aalborg (Dinamarca); Pinacoteca de São Paulo; Instituto Cultural Itaú; Inhotim; Museu de Arte de Brasília; Museu de Arte Contemporânea do Ceará, entre outras.

Paula Borghi (São Paulo, SP, 1986) pesquisadora e curadora. Atua principalmente em projetos curatoriais destinados a residências artísticas. Em sua pesquisa, destacam-se ações que trabalham com arte e sociedade, colaborando em projetos que estendem a prática artística à política e que operam em comunidades e projetos sociais.

Exposição ‘RESPIRAÇÃO’ – Shirley Paes Leme
Curadoria: Paula Borghi
Abertura: 20 de julho de 2023 | às 19 horas
Visitação: até o dia 13/08/2023