Exposição permanente sobre a história do Centro Cultural UFMG agora pode ser vista em seu site

Exposição permanente sobre a história do Centro Cultural UFMG agora pode ser vista em seu site

Era o dia 22 de abril de 1989, quando aviões da Força Aérea Brasileira espalharam balões, pinturas e poesias de artistas mineiros na área central de Belo Horizonte. As ruas da Bahia e Guaicurus estavam interditadas, mas o motivo era nobre: a inauguração do Centro Cultural UFMG. A festa foi grande e aberta a todos, com apresentações de show de música popular, teatro de rua e barraquinhas de alimentação.

Após 30 anos, em 2019, esse e outros marcos da história do espaço foram recuperados em uma exposição comemorativa, que ainda pode ser visitada no prédio do Centro Cultural UFMG. Importante trilha para conhecer parte da história da própria cidade, a mostra permanente agora está online no site do órgão.

História

Produzida por equipe do órgão, a exposição apresenta uma linha do tempo que se inicia em 1897, com a transferência da sede do governo mineiro de Ouro Preto para a nova capital, recém construída. A atual sede do Centro Cultural faz parte dessa história, sendo considerado o primeiro edifício construído no hoje chamado hipercentro da cidade.

Sua primeira destinação – ser um hotel – não se efetivou, e logo o edifício, um sobrado em estilo eclético com predominância de elementos neoclássicos, passou para as mãos do governo estadual, que ali instalou o quartel do 2º Batalhão de Brigada Policial do Estado. Desde então, o edifício foi usado para diversos fins e, em 1927, se tornou patrimônio da UFMG.

Atualmente, o Centro Cultural UFMG integra um importante corredor cultural da cidade, levando democraticamente arte e atividades formativas na área para a comunidade.

Conheça melhor esta história fazendo uma visita ou lendo aqui.

Centro Cultural UFMG

Horário de funcionamento:
Terça-feira a sexta-feira: 9h às 20h
Sábado, domingo e feriado: 9h às 17h
Segunda-feira: fechado

Avenida Santos Dumont 174 – Centro – Belo Horizonte
Saiba como chegar

Agende uma visita mediada