Gestoras do MHNJB da UFMG falam sobre o educativo do museu e a adaptação para o modo remoto

As convidadas do projeto Aulas Abertas desta semana, a pedagoga Fernanda Bichara e a professora Mariana Lacerda, falam sobre o educativo do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG e a adaptação para o modo remoto.

Fernanda menciona o Programa de Educação Ambiental e Patrimonial do museu (Peap), que possui 31 anos de existência e conta, atualmente, com a participação de 33 alunos de diferentes cursos de graduação da Universidade. A pedagoga relata que o programa educativo sofreu grandes modificações com o fechamento do museu, diante do contexto da pandemia e a suspensão do atendimento ao público. Os bolsistas, juntamente com seus orientadores, precisaram se reinventar e reorganizar os planos de trabalho para o modo remoto, a fim de proporcionar a divulgação do conhecimento e a manutenção do contato com o público, agora de forma digital.

Mariana complementa a fala da coordenadora pedagógica do museu e cita os conteúdos que estão sendo produzidos para as redes sociais, como o canal da Geociências , no Instagram, com informações sobre a escala do tempo geológico, os ciclos glaciais, a evolução das formas de vida, camada de ozônio, dinossauros e continente Pangeia.

O canal da Arqueologia tem posts sobre os sítios do Vale do Peruaçu; sítios arqueológicos de Buritizeiro, na Serra do Espinhaço; entrevista com o professor André Prous, professor arqueólogo e pesquisador sênior do museu; bem como vídeos sobre o processo de resgate e salvamento da área incendiada do museu. Projetos de podcasts, como O bicho vai pegar, com conteúdos sobre a evolução dos morcegos, os hábitos e a importância das aranhas, dentre outros em processo de produção. A diretora destaca, ainda, a premiação de um projeto na Semana do Conhecimento deste ano, Que museu é esse?, que reúne vídeos informativos sobre a área da geociências.

Assista ao vídeo:

As expositoras

Mariana Lacerda é professora do curso de turismo da UFMG. Graduada em turismo, mestre e doutora em geografia. Diretora pro tempore do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB).

Fernanda Bichara é pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais, com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenadora Pedagógica do Educativo do MHNJB.

Aulas Abertas

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube (links no rodapé) e neste site.