José Garcez Ghirardi participa do podcast sobre literatura do Centro Cultural UFMG

José Garcez Ghirardi participa do podcast sobre literatura do Centro Cultural UFMG

No quarto episódio do Podcast Leituras tivemos um bate-papo com José Garcez Ghirardi, autor, entre outras obras, de “Prisões, bordéis e as pedras da lei: ensaios em Arte e Direito” (2020), “Narciso em sala de aula: novas formas de subjetividade e seus desafios para o ensino” (2016), “O Mundo fora de Prumo: transformação social e teoria prática em Shakespeare” (2011) e “O Instante do Encontro: questões fundamentais para o ensino jurídico” (2012), que compartilha suas experiências com a leitura e literatura e suas pesquisas em Arte e Direito.

José Garcez conta que desde pequeno teve bastante contato com os livros, tendo com a leitura uma relação de afeto e paixão, que com o passar do tempo foi ficando cada vez mais forte. O impacto de uma ilustração do livro Dom Quixote – o personagem em uma biblioteca com a espada levantada numa mão e um livro na outra – ficou marcado em sua memória desde a infância.

Formações
Advogado por formação, enveredou-se pelos caminhos da literatura aprofundando seus estudos em arte e direito. Ele diz que sempre se interessou muito pelas questões do direito enquanto justiça e forma de organizar a vida comum. “Essa dimensão do direito, que tem implícita uma noção da vida humana plena, dialoga profundamente com a literatura”, diz.

Ghirardi acredita que é possível despertar nas pessoas o amor pela literatura, mas que o ponto de partida é o leitor, que deve estar em primeiro lugar, e não o texto.

Segundo o autor, para formar um leitor é necessário estar apaixonado pela história de quem lê, que vai dialogar com outras histórias, aventuras, sofrimentos e esperanças.

Shakespeare
Pesquisador de Shakespeare, José Garcez declara a importância do escritor inglês: “um homem profundamente dentro de seu tempo, que vivia numa época de transição e ruptura, como nós vivemos atualmente”.

Ele compartilha conosco alguns livros que marcaram sua vida, entre eles Dom Quixote, Grande Sertão Veredas, O Morro dos Ventos Uivantes e Cem Anos de Solidão e cita, ainda, autores como Cecília Meireles, Machado de Assis e Fernando Pessoa. “A gente vai construindo as nossas escolhas e os grandes livros são como grandes amigos”, acrescenta.

José Garcez Ghirardi é professor da FGV Direito SP. Possui pós-doutorado no Collège de France. É Mestre e Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. Advogado formado pela Universidade de São Paulo.

Ouça o programa:

Aos interessados em sua obra, sugerimos a leitura de “O Mundo fora de Prumo: transformação social e teoria prática em Shakespeare”.

Projeto Podcast Leituras
Acesse novos episódios uma vez por mês no Spotify do Centro Cultural UFMG.