Leituras poéticas marcam o lançamento da sexta edição da revista Guaicurus

Leituras poéticas marcam o lançamento da sexta edição da revista Guaicurus

O Centro Cultural UFMG convida para o lançamento da sexta edição da revista Guaicurus, na quarta-feira, dia 24 de julho de 2024, às 17h30. O periódico traz diferentes reflexões sobre ‘Territórios’, tema escolhido para a presente tiragem, composto por dez textos escritos por autores convidados. A publicação será apresentada pelos editores Leda Maria Martins e Fabrício Fernandino, com a participação de alguns autores na leitura dos textos poéticos. O evento integra a programação do 56º Festival de Inverno UFMG. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

É sobre territórios que o Conselho Editorial da revista Guaicurus, em sua sexta edição, convidou alguns escritores e ensaístas a se expressarem e oferecerem inúmeras possibilidades conceituais e criativas de abordagem e designação.

O exemplar está organizado em torno de textos produzidos por Alex Ratts, Cidinha da Silva, Cheila Araújo Xakriabá, Gil Amancio, Henrique Leroy, Japira Pataxó, Lucia Gouvêa Pimentel, Marcus Deusdedit, Margarita Serje e Sônia Queiroz.

Segundo os editores da revista, “são textos instigantes que, por diversas e diferentes perspectivas, nos oferecem subsídios preciosos sobre as territorialidades que nos habitam e constituem”.

A revista é uma publicação bianual do Centro Cultural UFMG que propõe a veiculação de textos, ensaios poéticos e visuais com uma proposta inclusiva. Voltada para a área cultural, cada edição é direcionada por um tema. A Guaicurus #6 aborda o tema ‘Territórios’.

Os editores

Leda Maria Martins
Poeta, ensaísta, dramaturga. Professora aposentada da FALE/UFMG. Autora de vários livros e de capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. Atua nas áreas de literatura, teatro, performance e cultura. Diretora de Ação Cultural da UFMG (2014-2018).

Fabrício Fernandino
Escultor e professor Associado do Departamento de Artes Plásticas da área de Escultura da Escola de Belas-Artes/UFMG. Graduado em Pintura e Escultura, Mestre em Artes Visuais e Doutor em Artes pela Escola de Belas-Artes/UFMG. Atualmente é Diretor do Centro Cultural UFMG.

Os escritores e ensaístas convidados

Alex Ratts
Antropólogo, geógrafo, poeta e militante negro e lgbtqia+. Professor titular da Universidade Federal de Goiás.

Cidinha da Silva
Escritora e doutora em Difusão do Conhecimento, é autora dos premiados Um Exu em Nova York e O mar de Manu e é cronista do jornal Rascunho. Seu livro mais recente é Tecnologias ancestrais de produção de infinitos.

Cheila Araújo Xakriabá
Professora e pesquisadora indígena Xakriabá, formada em Pedagogia e História pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA. Participou da curadoria do livro Aqui quem fala ‘o povo Xakriabá’ (2023) e publicou “Retomada Xakriabá: Terra, Cultura e Vida”, capítulo do livro Políticas Ameríndias de contra-colonialidade no século XXI (2023).

Gil Amancio
Doutor em Educação por Notório Saber pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, foi artista visitante na mesma universidade, onde atualmente é professor de Música no curso de Teatro. Artista, produtor musical e gestor público, suas criações são atravessadas pelas artes do som, da palavra, do movimento e da imagem e têm como fundamento a contracolonização e a cosmopolipercepção dos povos afrodiaspóricos.

Henrique Leroy
Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, e Doutor em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE-PR. Professor da Faculdade de Letras da UFMG, atua na Formação Crítica de Professores, com ênfase nos Letramentos Decoloniais Raciais Críticos.

Japira Pataxó
Nascida na Aldeia Barra Velha, teve contato desde cedo com grandes mestres e lideranças: seu pai, Alfredo Braz Salvador, suas avós, Maria Rosa, parteira, e Luzia Braz, fiadora de tucum e grande conhecedora das ervas medicinais, e o tio Karuncha Dendê, pajé da aldeia. Lutou em diversas retomadas das terras pataxó. Doutora em Educação por Notório Saber pela UFMG, é Professora Visitante da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.

Lucia Gouvêa Pimentel
Professora Titular Emérita da Escola de Belas Artes da UFMG, atua em pesquisa, extensão e pós-graduação, com foco em Ensino/Aprendizagem em Artes e diversidade, Artes e tecnologias contemporâneas, e Cognição Imaginativa. É Vice-Diretora do Consejo Latinoamericano de Educación por el Arte – CLEA e editora da Revista CLEA. No CNPq é líder do grupo de pesquisas Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas.

Marcus Deusdedit
Graduado na Escola de Arquitetura da UFMG e mestrando pela FAUUSP, atua como artista visual na interseção entre Arte, Arquitetura e Design, explorando possíveis distorções e deslocamentos estéticos dos códigos desses campos a partir de uma experiência negra e periférica e do uso da ideia do remix em diferentes linguagens. Participou na 8ª Bolsa Pampulha, e recebeu o Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais.

Margarita Serje
Doutora em Antropologia social e Etnologia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, Paris, é professora titular da Universidade dos Andes, Colômbia. Dentre suas publicações destacam-se a edição cosmográfica da narrativa centenária La vorágine, de José Eustasio Rivera, e, de sua própria autoria, El revés de la nación: territorios salvajes, fronteras y tierras de nadie, vencedor do prêmio Alejando Ángel Escobar em Ciências Sociais, 2006.

Sônia Queiroz
Poeta, docente da Faculdade de Letras da UFMG por 38 anos, é Licenciada e Mestre em Letras pela UFMG e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Lançamento da Revista Guaicurus #6
Data: 24 de julho de 2024
Local: Hall Superior – Centro Cultural UFMG
Horário: das 17h30 às 19h
Classificação: livre
Entrada gratuita

O Centro Cultural UFMG fica na Av. Santos Dumont, 174 – Centro | BH

Consulte rotas e meios para chegar

Lembre-se: é recomendávelo uso de máscara nos espaços do Centro Cultural UFMG mesmo para imunizados