Lucinha Bosco, residente de projeto do Centro Cultural UFMG, mostra seu canto em reality

Lucinha Bosco, residente de projeto do Centro Cultural UFMG, mostra seu canto em reality

Interpretando ‘Pedacinhos do céu’, chorinho de Waldir de Azevedo, a cantora mineira de 76 anos Lucinha Bosco abriu sua participação no programa de competição musical The Voice+ 2022, no domingo, 30 de janeiro.

Lucinha integra a Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte, grupo constituído por personalidades importantes do samba da capital mineira e região, que possui papel fundamental na preservação da história do gênero musical em Minas Gerais.

Os veteranos participam da Residência Artística do Centro Cultural UFMG, projeto que acolhe artistas e coletivos selecionados por chamada pública para ocuparam o espaço em regime de residência, seja pelo Atelier Aberto (artes visuais), Cena Aberta (dança, performance e teatro), Música Livre (música) e Múltiplas Linguagens (literatura, poesia, roteiros, grupos de estudos e pesquisas relacionadas).


Foto: Ana Ribas

O reality The Voice+ reúne cantores com mais de 60 anos. Na nova edição, 48 competidores concorrem em busca da preferência do público e prêmios.

“Você me impressionou pela sua voz, pelo seu registro agudo, forte, muito doce, mas ao mesmo tempo duro”, disse o cantor Toni Garrido, um dos jurados do programa que vai atuar como técnico orientador de Dona Lucinha em suas apresentações.

Dona Lucinha

Sempre presente nos encontros semanais no Centro Cultural UFMG, onde ocorrem ensaios dos músicos da Velha Guarda do Samba de BH, Lucinha Bosco tem longa trajetória como cantora.

Segundo o Coletivo Sambistas Mestre Conga, a intérprete, que é natural de Santa Luzia (MG), “era talento reconhecido desde os tempos da escola, quando era escolhida pelos professores para cantar nos eventos. Apresentou um samba autoral em um festival da Rádio Inconfidência, onde não se classificou, mas um dos jurados se encantou e a convidou para participar do coro das músicas inscritas em festivais e no programa ‘Delmário é o espetáculo’ da mesma rádio.

Na década de 1970, a cantora passou temporadas no Rio de Janeiro, na Pensilvânia, nos Estados Unidos e no Japão cantando a música brasileira, em especial o samba”, registra o projeto.

Para acompanhar a participação da mineira da Velha Guarda do Samba no The Voice+, as edições acontecem nos domingos, às 14h15, na TV Globo, com reprise às terças-feiras, às 20h, no canal Multishow.