Mara Sifuentes capta a complexidade e a poesia da natureza em suas gravuras

Mara Sifuentes capta a complexidade e a poesia da natureza em suas gravuras

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição individual ‘Entre a Folhagem e o Voo: Gravuras da Natureza’, da artista visual Mara Sifuentes. A mostra reúne gravuras em metal e xilogravuras, bem como gravuras no campo expandido, onde se foge da convencional estrutura bidimensional do papel. As produções buscam uma ressignificação de objetos esquecidos, tornando-os suportes para a apresentação das gravuras. O evento acontece no dia 9 de maio de 2025, sexta-feira, às 19 horas. As obras poderão ser vistas até 8 de junho de 2025. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

Entre a Folhagem e o Voo: Gravuras da Natureza

‘Entre a Folhagem e o Voo’ é uma imersão no coração da natureza, uma viagem visual que nos lembra da importância de olhar para o que está ao nosso redor, com um olhar atento e respeitoso, reconhecendo a beleza e a fragilidade de nosso mundo natural.

A exposição convida o espectador a adentrar um mundo onde a serenidade das florestas e a liberdade dos pássaros se encontram na linguagem única da gravura. Através das linhas, formas e texturas de cada obra, este conjunto artístico oferece uma interpretação sensível da relação intrínseca entre flora e fauna, revelando um diálogo silencioso e contínuo entre o verde das árvores e o voo dos pássaros.

Com esta exposição a artista celebra a força da gravura como meio de expressão, capaz de eternizar o movimento efêmero dos pássaros e a solidez imponente das árvores, criando, assim, uma ponte entre o que é fixo e o que é transitório, entre a terra e o céu.

As obras apresentam uma variedade de técnicas e estilos, que vão da xilogravura à gravura em metal, explorando as possibilidades expressivas que cada meio oferece para captar a complexidade e a poesia da natureza. As árvores, os galhos, as folhas e os pássaros ganham novas formas, remetendo não apenas à sua representação literal, mas também ao seu simbolismo – a floresta como um refúgio de vida e mistério, e os pássaros como mensageiros do céu que, ao voar, conectam os diferentes elementos da paisagem.

“Seja bem-vindo (a) a esse voo artístico onde cada gravura é uma asa que nos leva ao coração da natureza”, convida a artista Mara Sifuentes.

Sobre a artista

Mara Sifuentes possui graduação em Artes Visuais pela UFMG, com habilitação em gravura. Utiliza a xilogravura e a gravura em metal para criar suas obras figurativas. Trabalha com temas da natureza e suas manifestações. Já participou de exposições coletivas em Minas Gerais e São Paulo. Foi coautora em álbuns de gravura produzidos pelo Ateliê de Xilogravura e Gravura em Metal da Escola de Belas Artes da UFMG.

Exposição ‘Entre a Folhagem e o Voo: Gravuras da Natureza’ – Mara Sifuentes
Abertura: 9 de maio de 2025 | às 19h
Visitação: até o dia 08/06/2025
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Espaço Experimentação da Imagem
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Consulte rotas e meios para chegar