Mário Azevedo ganha exposição virtual em projeto do Centro Cultural UFMG
O Centro Cultural UFMG disponibiliza nesta sexta-feira, dia 22 de outubro de 2021, a quinta edição do projeto Diálogos: Artista e Curador(a), que contempla o artista plástico/visual Mário Azevedo, com a exposição virtual ‘Canções/Visões’.
A mostra tem a curadoria do poeta e jornalista Carlos Ávila.
Canções/Visões
“A essência do trabalho de Mário Azevedo é poética – e também musical: canções remetem a visões plásticas, com tonalidade e ritmo próprios. Aquarela-pictórica (a base é uma só: o desenho).
“As cores cantam: azuis, vermelhos, rosas, cinzas, brancos, pretos, verdes, amarelos, roxos, dourados…
“As formas dançam: quadrados e círculos; retângulos e triângulos; linhas e letras; números; setas; cruzes; bandeiras; grades; mapas; plantas baixas; colagens e descolagens…
“A produção atual de Azevedo reafirma seus eixos de criação:
• referenciais cromático-construtivos nunca abandonados (somados ao espírito instigante de Dadá/Merz);
• vivo e constante interesse por pictogramas, ideogramas, hexagramas etc.;
• letras & palavras & fragmentos de textos (em vários idiomas) + recortes de imagens de todo tipo;
• impressões e edições (litográficas e tipográficas);
• postais, cadernos, grafites, objetos…
“Enfim, a matéria-memória visual que nos envolve, em tempos e espaços diversos. O constructo sensível de Azevedo é composto por séries, variações sutis dos mesmos signos formatadores de sua poética plástica, acrescentados aqui e ali de novos e imprevistos elementos, que retornam ou não – às vezes, surgem numa composição e não reaparecem mais (signos únicos e irrepetíveis?).
“Miniuniverso plástico singular, repleto de matizes, superposições e transparências. Em sua maior parte, de um trabalho “de câmara”, delicado e dedicado, que solicita fruição pausada e pormenorizada – composições para serem observadas em detalhe, espécie de metonímia visual (mesmo que o trabalho cresça em dimensão ou medida, continua requerendo aquela mesma fruição). O fluxo dessas “Canções” evoca uma espécie de instalação vida-obra em movimento – móbile: senti(pensa)mentos projetados/construídos no papel.” [Texto de Carlos Ávila. Agosto | 2021]
Assista:
Exposição ‘Canções (um ensaio)’
O artista
Mário Azevedo (Ubá, Minas Gerais, 1957). Artista plástico/visual com atuação ativa desde 1980. Graduado pela Escola de Belas Artes da UFMG, em Belo Horizonte, onde foi professor de Desenho e de Pintura entre 1994 e 2020. Mestre em Poéticas Visuais pela referida escola, doutor em Teoria, História e Crítica de Arte pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Université of Picardy Jules Verne (Amiens/França) e pós- doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Publicou seus trabalhos e textos em revistas brasileiras e estrangeiras e produziu algumas exposições curatoriais. Com mais de 35 mostras individuais e inúmeras exposições coletivas, recebeu prêmios diversos no Brasil, além de alguns no exterior. Suas obras estão em importantes acervos de museus e instituições, dentro e fora do país, bem como em várias coleções particulares.
Curador
Carlos Ávila (Belo Horizonte, Minas Gerais, 1955). Poeta e jornalista. Poeta e jornalista. Publicou os livros de poemas Aqui & agora (1981), Sinal de menos (1989), Bissexto sentido (1999), Área de risco (2012) e Anexo de ecos (2017); publicou ainda o volume de crítica Poesia pensada (2004) e um livro infantil: Bri Bri no canto do parque (2012).
Foi editor do Suplemento Literário de Minas Gerais e participou de antologias no país e no exterior, entre elas, Nothing the sun could not explain – 20 Contemporary Brazilian Poets (Los Angeles/EUA, Sun & Moon Press, 1997; 2ª edição: 2003). Também esteve presente em diversos encontros e seminários, trabalhou em televisão (Rede Minas) e editou publicações. Colabora em jornais, revistas impressas e on-line.
Diálogos: Artista e Curador(a)
O projeto Diálogos: Artista e Curador(a) pretende disponibilizar exposições virtuais em formato de vídeos documentários mensalmente nas redes sociais do Centro Cultural UFMG. A partir de recortes curatoriais cronológicos, os vídeos trazem uma linha evolutiva no tempo e no percurso da criação do artista, oferecendo ao espectador a oportunidade de percorrer virtualmente pelas obras, através de simulação 3D, sendo mediado pelos comentários do artista e do curador.
O projeto vai apresentar nomes expressivos do cenário artístico e oferecer ao público conteúdos com excelência, associados a uma reflexão aprofundada no contexto da arte contemporânea nacional e internacional, permitindo que avancem em seus conhecimentos e nas maneiras de fazer e pensar a arte.