Meninas de Sinhá realizam show inspirado nas tradicionais cantigas de roda

Na sexta-feira, dia 25 de agosto de 2023, às 18h30, o Centro Cultural UFMG recebe as cantadeiras do grupo cultural ‘Meninas de Sinhá’ para uma apresentação inspirada nas tradicionais cantigas de roda e versos populares. O evento integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG. A entrada é gratuita, com classificação livre.

Sinopse

Elas encantam a todos por onde passam com suas canções, trazem alegria e motivam o público a participar com descontração das tradicionais cantigas de roda. Moradoras do bairro Alto Vera Cruz e Taquaril, em Belo Horizonte, idosas entre 61 e 87 anos são exemplos de como a arte transforma a vida das pessoas com suas histórias de superação por meio da cultura popular brasileira. As cantadeiras Meninas de Sinhá apresentam um show cheio de graça e diversão, trazendo ao palco músicas da memória afetiva do povo.

Meninas de Sinhá

O Grupo Cultural Meninas de Sinhá é formado por mulheres idosas com idade entre 61 e 87 anos, residentes do bairro Alto Vera Cruz e imediações, periferia leste de Belo Horizonte. Nasceu em 1996, por intermédio de Dona Valdete, com o propósito de entender os problemas do dia a dia de mulheres na maturidade, suas dificuldades, necessidades e angústias.

Desde então, se tornou referência no trabalho de resgate das memórias e saberes dos idosos e de preservação da cultura popular, seja através das músicas, cantigas de roda, brincadeiras, oficinas ou com suas próprias histórias de vida, compartilhando experiências, convívio, sustentação, elevando a autoestima de suas integrantes, do público idoso e envelhescente.

Já desempenhou atividades em mais de 30 cidades pelo Brasil e participou de dois festivais no exterior, levando a cultura local e seu exemplo de superação. Realizou projetos como ‘Música que Transforma’ (2017 a 2021) e ‘Encontro Longeviver’ (2019 e 2021), por meio do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte. Atualmente está executando os projetos ‘Sabor da Memória – Receitas Afetivas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)’ e ‘Semeando Saberes Ancestrais’.

Recebeu diversas premiações ao longo de sua trajetória, como o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, Prêmio Zumbi de Cultura, Prêmio TIM de Música – Melhor Grupo Categoria Regional, Prêmio Rival Petrobrás de Música, Prêmio Cultura Viva, além do reconhecimento como Projeto Social de Impacto pelo ODM – Baanko Challenge e Utilidade Pública Municipal de Belo Horizonte.

O Baixo Centro En[cena] faz parte do Circuito Cultural UFMG, um projeto da Pró-Reitoria de Cultura da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. O objetivo principal é promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à PROCULT, potencializando a integração das ações artístico-culturais da UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

Show com Meninas de Sinhá
Data: 25/08/2023
Local: pátio do Centro Cultural UFMG
Entrada gratuita | Classificação: livre