Mestre do Tambor de Crioula Rosa de São Benedito é atração e podcast de música

Mestre do Tambor de Crioula Rosa de São Benedito é atração e podcast de música

No sexto episódio do Podcast Recitais tivemos a participação de Paulo Lobato, mestre do Tambor de Crioula Rosa de São Benedito. O maranhense traz um pouco da herança cultural de seu estado, herdada pelos afrodescendentes, que hoje reúne coreiros e coreiras pelo ritmo dos tambores em diversas regiões do país.

O Tambor de Crioula do Maranhão compõe o legado das tradições culturais de matriz africana no Brasil e é registrado como Patrimônio Cultural pelo IPHAN.

Trajetória
Paulo Lobato é natural de São Luís do Maranhão e foi lá que herdou todo o seu conhecimento sobre o Tambor de Crioula, que vem da sua família, seus avós e seus antepassados. Essa tradição secular sempre esteve presente em seu meio e é muito comum nos cultos e louvores aos santos, principalmente a São Benedito, considerado um dos principais padroeiros das populações negras no Brasil.

Em sua terra natal desenvolveu alguns trabalhos e projetos sociais com menores em áreas de risco, onde lecionou aulas de percussão.

Em 2006 o músico veio para Minas Gerais e trouxe toda a bagagem de suas origens, dando continuidade, e também início, ao Tambor de Crioula no estado mineiro.

Movimento
Foi na Serra do Cipó a sua primeira morada, local que deu surgimento ao Tambor de Crioula Rosa de São Benedito, projeto de sua autoria que carrega a sabedoria da cultura popular maranhense.

Esse movimento foi crescendo até chegar a Belo Horizonte, segunda morada do arte-educador, que durante 13 anos disseminou seus costumes em terras mineiras. Atualmente, Paulo está morando em Aracaju, Sergipe, onde está iniciando um novo trabalho com o Tambor de Crioula, levando a linhagem de seu povo para outras terras e lugares.

“O Tambor de Crioula é um universo muito poderoso, uma grande ciência, que foi deixado pelos nossos antepassados como um processo de cura da humanidade, eu tenho certeza disso, pois ele alegra o povo e dá vitalidade. O tambor é que nem água pura, é vida, e quem souber beber dessa água vai ter saúde para o resto da vida. Ele é também resistência cultural, o fortalecimento da cultura popular e a busca das raízes de todo o conhecimento”, diz Paulo, que humildemente afirma estar no caminho da descoberta, querendo aprender e entender o que é o Tambor de Crioula.

Ouça o podcast na íntegra e saiba um pouco mais sobre a trajetória do mestre e guardião Paulo Lobato e das tradições culturais do Tambor de Crioula:
<iframe style=”border-radius:12px” src=”https://open.spotify.com/embed/episode/0HrVrR9vgAFR7paW6Lu8SO?utm_source=generator” width=”100%” height=”232″ frameBorder=”0″ allowfullscreen=”” allow=”autoplay; clipboard-write; encrypted-media; fullscreen; picture-in-picture”></iframe>

Conheça o Tambor de Crioula Rosa de São Benedito neste link.

Podcast Recitais
O Podcast Recitais é um projeto que pretende disponibilizar mensalmente no Spotify conteúdos em áudio relacionados à música.

A proposta surgiu para ampliar a programação online do espaço, oferecer ao público da internet uma discussão sobre o universo musical, além de dar visibilidade aos artistas, que estão tendo que encontrar formas de se reinventar neste momento de distanciamento social.

Os convidados terão espaço para apresentarem seus trabalhos autorais, sejam os que estão começando sua trajetória nos palcos e até mesmo os já consagrados.

Onde acessar
O podcast de música do Centro Cultural UFMG tem novos episódios uma vez por mês no Spotify.