Monólogo ‘Teatro Decomposto’ tem sessão única nesta segunda-feira

Hoje, dia 18 de março de 2024, às 19 horas, o Centro Cultural UFMG recebe o ator e diretor Dê Jota, da Cia Dois em Um, para o solo ‘Teatro Decomposto’, criado a partir da obra do autor romeno Matéi Visniec. O evento integra a programação do 18º Festival de Verão UFMG. A entrada é gratuita e tem classificação indicativa de 12 anos.

Sinopse

Borboletas carnívoras, cavalos de apartamento e círculos misteriosos atravessam a narrativa fragmentada de Teatro Decomposto. No solo, criado pelo ator e diretor Dê Jota, a partir da obra de Matéi Visniec, um homem compartilha com os espectadores uma sequência de fatos absurdamente realistas e realisticamente absurdos. Questões como o individualismo, a incomunicabilidade e a decomposição são abordadas através de uma estrutura flexível, que garante uma experiência única a cada apresentação.

O texto de Matéi Visniec

Publicado originalmente em francês, o texto homônimo de Visniec propõe uma única regra: a liberdade absoluta. O autor recusa até mesmo uma ordem pré-estabelecida para a leitura dos diversos fragmentos que formam seu Teatro Decomposto.

Encarando tal liberdade como um desafio, Dê Jota, sozinho em cena, apresenta sua leitura da obra que vai do grotesco ao absurdo em situações que hibridizam poeticamente universos urbanos e animais. Uma síndica que se queixa a um condômino sobre um cavalo avistado de seu apartamento, a invasão de uma cidade por borboletas carnívoras ou um homem que se aprisiona em um círculo de giz são apenas algumas das 24 cenas que integram o espetáculo.

Teatro Decomposto

O Teatro Decomposto nasce do sonho de ir em direção ao público compartilhando o imaginário de Matéi Visniec. A encenação mistura o universo particular do dramaturgo romeno com a voz de Dê Jota, trazendo uma poética que rompe com as próprias ideias do texto e se ressignificam ao serem contadas. O espetáculo espelha nossas mazelas humanas, defeitos e falhas, mas, sobretudo, busca dar luz à vida, ao amor, aos sonhos, à poesia, ao momento presente, aos encontros e às relações. É um brinde a possibilidade de fazer arte num país dividido, cheio de injustiças, preconceitos, discriminações, desacordos, corrupções, fome, pobreza e tantas outras coisas.

Cia Dois em Um

Companhia teatral de Belo Horizonte, fundada em 2020, pelos artistas Dê Jota e Lucas Prado. Criada em um contexto de pandemia, a cia pesquisa e dialoga, de forma híbrida, com as áreas do teatro, da dança e do audiovisual. As suas criações artísticas já fizeram parte de mostras e festivais como: Mostra de Artes Cênicas de Tiradentes (Online), Mostra Maio [em]curtas, Café com Cinema da Pierrot Lunar, Festival de Teatro Universitário do Rio de Janeiro, La Movida Microteatro, Aqui Tem Arte 2.1 da ZAP 18, Mostra Audiovisual Universitária e Independente da América Latina, Mostra de Teatro RC2, A-Mostra.Lab, Mostra de Teatro Popular em Minas, Mostra do Filme Livre, Mostra Tapiri, Lumiar – Festival Interamericano de Cinema Universitário, Festival de Teatro em Miniatura do Grupo Girino, Mostra Quatro por Um da Cia Pierrot Lunar, Convocatória de Programação do Museu Memorial Minas Gerais Vale e no Bazar de Histórias do Espaço Aberto Pierrot Lunar

‘Teatro Decomposto’ – Dê Jota | Cia Dois em Um
Data: 18/03/2024