Nilma Lino Gomes participa do podcast de literatura em mês marcado pela consciência negra

No oitavo episódio do Podcast Leituras conversamos com Nilma Lino Gomes, autora de vários livros sobre questões raciais, dentre eles “A mulher negra que vi de perto”, “Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra”, “Para entender o negro no Brasil de hoje”, em parceria com o Prof. Dr. Kabengele Munanga e “O movimento negro educador”.

Natural de Belo Horizonte, a escritora compartilha sua trajetória como mulher negra, professora e educadora, que luta incansavelmente contra o racismo.

Seu primeiro contato com a sala de aula foi ainda no magistério, através de um estágio, quando teve a oportunidade de acompanhar uma excelente professora em uma turma que reunia crianças com dificuldades de aprendizagem.

A forma como via essas crianças desenvolvendo a encantou, àquelas que a escola não dava credibilidade, presenciando um trabalho com seriedade, comprometimento e ética, que possibilitou reconhecer e valorizar o potencial de cada uma delas, contribuindo para a mudança de suas trajetórias.

Lutas sociais
Quando Nilma começou a atuar como professora o universo foi se abrindo a sua frente e o contato com o movimento negro e os estudantes negros na universidade serviu para se questionar em relação ao seu processo de construção como mulher negra e professora.

Foi então que decidiu que uma de suas contribuições na sociedade e no campo da educação seria com a formação de professores e professoras, sempre vinculada às lutas sociais de combate ao racismo – do movimento negro, de mulheres negras, quilombolas, juventude negra – reforçando a mudança de uma sociedade que possui uma estrutura tão racista e patriarcal.

Segundo a educadora, quando há pessoas negras na educação, principalmente na educação pública, já é uma forma de resistência e de combate ao racismo, ainda que parte dessa população negra acesse a educação em função de uma política pública de ações afirmativas, como a modalidade das cotas nas universidades e instituições federais, por exemplo.

“O racismo sempre tenta encucar na sociedade uma narrativa e uma forma de olhar que nos colocam nesse lugar da inferioridade e da baixa capacidade e potencialidade intelectual. Para o racismo nós não somos sujeitos de conhecimento”, diz Lino. E completa: “então, quando ocupamos esse lugar do saber, da escola e da educação, rompemos com essa ideia e com a estrutura do racismo”.

Percurso
Nilma possui um longo percurso de luta contra o racismo, foi reitora pró-tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) entre 2013 e 2014, sendo a primeira mulher negra a ocupar esse cargo em uma universidade federal brasileira.

Foi também ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos no governo da presidenta Dilma Rousseff entre 2015 e 2016.

A professora descreve que de lá pra cá vivenciamos uma ideologia de destruição das políticas de igualdade racial e também das políticas sociais no Brasil, de modo geral.

Esse retrocesso culminou na extinção do ministério citado acima, significando o fim do orçamento para as políticas de igualdade racial no Brasil, sem contar os ataques às universidades, à educação e à ciência. “É uma tentativa de institucionalização do racismo no Brasil, mesmo com uma Constituição que atesta que ele é um crime inafiançável e imprescritível”.

No podcast, Nilma aborda algumas de suas obras literárias, indica livros que considera importantes para conhecer a literatura negra e explica como essa literatura de autoria negra pode contribuir na formação das crianças, no resgate da Cosmogonia Africana, na construção da identidade étnica e de uma sociedade mais igualitária e, principalmente, no combate ao racismo.

Ouça o podcast na íntegra e conheça um pouco mais sobre a luta da escritora por equidade racial:

Conheça o trabalho de Nilma Lino Gomes em: www.instagram.com/nilmalino13/ e https://pt-br.facebook.com/nilmalinogomes.

Podcast Leituras
Uma vez por mês no Spotify do Centro Cultural UFMG