Palestra no Centro Cultural UFMG discute contribuições do direito tributário para a cultura
O Centro Cultural UFMG recebe a produtora cultural e especialista em direito Sheila Virgínia Alonso Cordeiro Malta para ministrar a palestra ‘Das relações do Direito Tributário com a Cultura’. O evento acontece no dia 12 de setembro de 2025, próxima sexta-feira, às 19 horas. O evento integra o projeto Recitais, tem entrada gratuita e classificação livre.
Das relações do Direito Tributário com a Cultura
A palestra propõe uma reflexão sobre as conexões entre o direito — em especial o direito tributário — e suas contribuições para o cenário cultural, com destaque para os desafios da gestão de projetos e da captação de recursos.
Entender como funciona o crédito tributário, especialmente aquele disponível por meio dos editais de cultura, é mais do que importante, é estratégico. Cada detalhe conta na hora de elaborar e submeter um projeto.
Saber interpretar corretamente um edital, identificar os pontos que exigem maior atenção, compreender os critérios de avaliação e dominar o processo de isenção fiscal pode ser o fator decisivo entre a aprovação e a reprovação de uma proposta. Quanto mais clareza sobre essas etapas, maiores serão as chances de transformar boas ideias em projetos aprovados e financiados.
Falar sobre captação de recursos e projetos culturais é, inevitavelmente, falar sobre direito tributário. Afinal, a cultura não é apenas um direito a ser vivido, é um patrimônio protegido por Lei. E compreender essa relação é o que transforma boas ideias em grandes realizações.
Essa palestra traz uma abordagem mais leve, porém não menos importante. Embora o tema seja vasto e mereça um estudo mais prolongado, esta apresentação oferece uma oportunidade valiosa para explorar e entender um pouco mais sobre esse universo e suas correlações.
Seja você produtor cultural, estudante de Direito, artista, ativista cultural ou interessado no assunto, mergulhar nesse tema agrega valor ao currículo e oferece ferramentas que podem transformar a atuação cotidiana.
Sobre a palestrante
Sheila Virgínia Alonso Cordeiro Malta é graduada em Direito pela Funcesi Itabira (2009) e pós-graduada em Advocacia Geral pela Unicid (2013). Possui curso básico de Curadoria e de Expografia pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (Cefart), tendo participado com uma obra na 11ª Mostra da Escola de Artes Visuais. Produtora cultural, artista visual e escritora com poemas publicados em várias antologias, como Lura Editorial, Vivara Editora Nacional e Editora Articule. Participou da Bienal do Livro Rio 2025, na Coletânea Nacional de Literatura Brasiliê. Foi delegada de cultura junto à delegação mineira na 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília e agente democrática de cultura no ‘Projeto Agentes Culturais Democráticos’, na UFBA, realizado pelo Ministério da Cultura (MinC). Reside atualmente em Rio Piracicaba, Minas Gerais.
Projeto Recitais
O projeto foi desenvolvido para acolher as diversas manifestações artísticas e culturais de artistas que estão começando sua trajetória nos palcos e até mesmo os já consagrados, disponibilizando um espaço de estímulo e visibilidade para apresentarem seus trabalhos autorais, potencializando suas múltiplas vozes.
Palestra ‘Das relações do Direito Tributário com a Cultura’
Data: 12 de setembro de 2025
Horário: 19 horas
Local: auditório do Centro Cultural UFMG
Entrada gratuita
Classificação: livre