Pinturas de Bárbara Ferreira Figueiredo exploram geometria na arquitetura de edifícios do centro de Belo Horizonte

Pinturas de Bárbara Ferreira Figueiredo exploram geometria na arquitetura de edifícios do centro de Belo Horizonte

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição individual ‘Fragmentos Urbanos’, da artista visual Bárbara Ferreira Figueiredo. A mostra propõe visualizar a pintura através de paisagens inerentemente urbanas. O evento acontece no dia 29 de agosto de 2025, sexta-feira, às 19 horas. As obras poderão ser vistas até 5 de outubro de 2025. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

Fragmentos Urbanos

A pesquisa nasce a partir de uma observação da cidade de Belo Horizonte, onde a artista reside desde 2019. Em contato com o centro urbano, emerge o desejo de representar esse ambiente austero e ermo. Como nos fala Didi-Huberman em O Que Vemos, O Que Nos Olha, “devemos fechar os olhos quando o ato de ver nos remete, nos abre a um vazio que nos olha, nos concerne e, em certo sentido nos constitui.” As obras convidam o espectador a observar esse vazio que nos encara e que nos atravessa intensamente.

Os vãos, janelas vazias e frestas dessas arquiteturas são representativos de um espaço de ausência e potencialidade. Quando se olha essas pinturas é quase possível se lembrar desse lugar, mesmo que nunca tenha o visto. As paisagens são uma alusão a um lugar que não existe, mas ao mesmo tempo é familiar para quem já esteve em uma cidade e observou seus prédios.

Inspirada por artistas como Toba Khedoori e David Hepher, Bárbara constrói paisagens que, mesmo despovoadas, conservam uma carga da passagem humana atravessada pelo silêncio, que se referem a um não-lugar presente em nosso imaginário coletivo chamada de ‘cidade’.

Sobre a artista

Bárbara Ferreira Figueiredo (2001) é artista visual, graduanda em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Sua pesquisa em pintura se desenvolve a partir da observação do espaço urbano, enfatizada nas fachadas de edifícios e seus elementos materiais e arquitetônicos. Em sua exploração pela cidade, a artista coleciona essas fachadas para compor paisagens e resumi-las em composições geométricas urbanas. Seu trabalho propõe uma síntese entre tinta e grafite. Realizou sua primeira exposição individual ‘Cidade Erma’ na Galeria da Escola de Belas Artes UFMG. Participou também de exposições coletivas, como ‘Tudo que é rastro um dia foi desejo’ (2025), ‘Entre Curtos Espaços de Tempo’ (2024), ‘Construção’ (2024), ‘Membranas’ (2024), ‘extraORDINÁRIOS’ (2022) e ‘Verdade Pintura’ (2023). ‘Fragmentos Urbanos’ é sua segunda exposição individual.

Exposição ‘Fragmentos Urbanos’ – Bárbara Ferreira Figueiredo
Abertura: 29 de agosto de 2025 | às 19h
Visitação: até o dia 05/10/2025
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Sala Ana Horta
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Consulte rotas e meios para chegar